Um vinho para acompanhar?

Trufas de Chocolate e Cream Cheese – Regina Franco
22 de outubro de 2015
Cuscuz de Atum e Palmito
26 de outubro de 2015
Mostrar todos

Degustação

Em muitas receitas que fazemos, sabemos que um bom vinho é a melhor opção. Trazemos para vocês hoje, algumas novidades (se bem que de vinho, novo é relativo).

AS CRIAÇÕES DO SARAMAGO DOS VINHOS

Com talento, conhecimento e simplicidade, o enólogo português é responsável por produções que fogem do modelo estandardizado

Portugal produz vinhos que estão entre os melhores do mundo. São várias regiões produtoras com terroirs únicos, castas de uvas de personalidade e produção tradicional e criteriosa.  Entre tantas preciosidades que podem ser encontradas em terras lusitanas, a sommelière Meriane Sander destaca, na Região de Setúbal, os rótulos criados por António Saramago. “São vinhos de paladar rico, que ao serem degustados encantam imediatamente. Eles fogem totalmente da uniformização e estandardização que tem dominado o universo dos novos rótulos”, afirma a sommelière.

O sobrenome comum com o Nobel de literatura português faz com que o enólogo António Saramago explique constantemente que não existe parentesco entre os dois. Há quem duvide ao observar o contexto denotado nos nomes de alguns rótulos, como Ilógico, Risco, Escolha e Dúvida. “Também porque existe muita arte na sua forma criar e descobrir bons vinhos”, conta Meriane. O enólogo é reconhecido mundialmente por ter participado da elaboração de um dos vinhos portugueses mais premiados, o Barca Velha. Atua há muitos anos como consultor de várias vinícolas e é desta forma que consegue garimpar produções que utiliza em criações fantásticas.

Entre os vinhos criados por Saramago, a sommelière Meriane Sander destaca dois rótulos que deverão chegar ao Brasil em breve. O primeiro é o Dúvida 08, que como o nome sugere, nasceu da dúvida do enólogo na sua composição. Ele mescla uvas das castas Aragonês, Trincadeira e Grand Noir. O resultado é um vinho complexo, com aroma e sabor de forte personalidade. Faz bela harmonização com carnes suculentas e queijos maduros. Já o Cinquenta AS 2009, foi criado em comemoração ao seu cinquentenário de atuação. Com boa estrutura de taninos e aroma profundo, o vinho foi elaborado com uvas Castelão, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional e Alicante Bouschet. “Este é um vinho que merece atenção exclusiva. Apenas tempo e boa companhia são os ingredientes para que a nobreza do rótulo se revele e a degustação seja perfeita”, conclui a sommelière.

Print Friendly, PDF & Email
Carolina Figueiredo
Carolina Figueiredo
Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: