Transparência na Cozinha

Fal Azevedo – a Falzinha do OBA
16 de fevereiro de 2013
Creme de Milho Verde
18 de fevereiro de 2013
Mostrar todos

Um pouco de transparência para os acessórios de cozinha que selecionei para esta semana. Além de falar um pouco de novos produtos, também vou falar um pouco de materiais novos, que aos poucos vão tendo novos usos, afinal, a maioria deles é produzido desde os anos 40, mas com o avanço tecnológico, conseguiram permitir a expansão do design.

Da Alemanha, a marca Koziol, trabalha com acrílico e resina em diversos tipos de acessórios, como este aqui:

espremedor koziol

Este espremedor de cítricos é feito em Styrolux, um material ainda pouco usado no Brasil, mas de grande resistência e graus de transparência. Além da beleza das cores, as formas do produto, praticamente transformam ele em um barco. Seu formato ainda facilita verter o líquido obtido em copos ou jarras.

[box type=info]Styrolux ® é o nome comercial para o material termoplástico Styrolution consistindo de copolímeros de bloco de estireno-butadieno (SBC). Styrolux ® é produzido por meio da copolimerização de estireno e de butadieno e pode ser utilizado universalmente para moldagem por injecção, extrusão e termoformagem. Os produtos feitos de Styrolux ® são transparentes e resistentes ao impacto. Consequentemente, Styrolux ® presta-se a uma ampla variedade de aplicações e para o fabrico de produtos visualmente atraentes que têm excelentes propriedades de uso. [/box]  
 

Que tal esta faca para cortar bolos:

3210_COCO-faca de resina

 

Esta simpática faca tem o nome de Coco, é feita em PMMA, que é o nome técnico do vidro acrílico. Com dois tons, esta peça descolada vai fazer qualquer momento de festa mais descontraído. A faca tem um design que permite que a peça fique em pé, reforçando a imagem de crocodilo que a peça deseja transmitir.  Esta peça foi desenhada por Frank Person e Jan Hansen. Frank nasceu em 1963 em Aschaffenburg. Depois de completar o treinamento como insuflador de vidro ele estudou design industrial em Darmstadt e Manchester. Jan nasceu em 1965 em Darmstadt, na Alemanha, estudou design de produto na Escola de Design em Offenbach.

[box type=info]O PMMA é um termoplástico rígido e transparente comumente chamado de vidro acrílico ou simplesmente acrílico. O material foi desenvolvido em 1928 em vários laboratórios e foi trazido para o mercado em 1933 por uma empresa Alemã. O Acrílico (Polimetil Metacrilato – PMMA) é considerado um dos plásticos mais modernos do mercado e com maior qualidade. Isso se deve à sua facilidade em adquirir formas, além de sua leveza e alta resistência.[/box]

 

A próxima peça chama-se Eve. De formas orgânicas e quase sensuais:

fruteira

Esta fruteira é produzida em SAN, com formas muito atraentes, com certeza uma peça de destaque mesmo sem qualquer fruta sobre ela. Ganhou dois prêmios de design, quando a peça começou a ser produzida em 2009 e outro em 2010. É trabalho do designer londrino Robin Platt.

[box type=info]Estireno acrilonitrilo (SAN) – monómeros de estireno e acrilonitrilo podem ser copolimerizados para formar um copolímero aleatório, amorfo que tem propriedades melhoradas de intempéries, resistência à quebra sob tensão ambiental e de barreira. O copolímero é chamado estireno-acrilonitrilo ou SAN. O SAN contém 70-80% de estireno e 20 a 30% de acrilonitrilo. Esta combinação proporciona uma rigidez mais elevada, força e resistência química de poliestireno, mas não é tão clara como o poliestireno cristal e a sua aparência. Porém tende a amarelar mais rápido. [/box]
Print Friendly, PDF & Email
Carolina Figueiredo
Carolina Figueiredo
Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: