Tour do Vinho na Vinícola Castanho

WTM Latin America 2018
6 de abril de 2018
Já tomou um chá de cacau?
10 de abril de 2018
Mostrar todos
Tour do Vinho Vinícola Castanho.

7º Tour do Vinho na Vinícola Castanho em Jundiaí aconteceu no último sábado.

Procurando um programa diferente? Que tal um tour do Vinho na Vinícola Castanho em Jundiaí? Estivemos na 7ª edição do Tour do Vinho na Vinícola Castanho e vamos mostrar um pouco da nossa experiência.

O tour aconteceu neste sábado às 14 horas e foi acompanhado em todas as etapas pelos Sommeliers e  Enólogos da Vinícola Castanho.

A programação do dia foi bem interessante:

História

Conhecemos um pouco da  história da Vinícola Castanho, seu desenvolvimento e pudemos até ver algumas fotos sobre os primeiros passos da Vinícola.

Depois  teve o passeio de trenzinho até os vinhedos e explicação sobre o cultivo da uva, com um dia quente e ensolarado, nada melhor que passear curtindo a brisa, as paisagens e o lugar. Tudo muito agradável.

Tour do Vinho na Vinícola Castanho

A Vinícola

Conhecemos a plantação de uvas e os enólogos explicaram sobre as variedades, a origem de cada uva escolhida para compor o mix de uvas para cada rótulo produzido pela Vinícola,  que ocupa uma área de 3 alqueires e a maior parte das uvas é trazida do sul do país. A primeira explicação é sobre o plantio feito através de enxerto,  Depois são explicadas quais as variedades de uvas plantadas. A uva Bordô foi a primeira variedade trazida por imigrantes italianos e até hoje predomina na região.  Eles plantam também Isabel, Syrah, Tannat, tudo em pequena quantidade.

Tour do Vinho Vinícola Castanho

Produção da Vinícola Castanho

Também tivemos a oportunidade de visitar a área de produção de vinhos e a adega, todo o processo e maquinários da Vinícola foi mostrado bem como as etapas de produção dos rótulos, por ano são comercializados aproximadamente 100.000 litros. Eles também produzem cachaça e licores. Esses tonéis de carvalho que aparecem nas fotos são novos e  usados para eles envelhecerem a cachaça Premium deles. As máquinas substituem a pisa da Uva e fazem todo o processo de separação e extração do sumo da uva.

 

Adega e Loja

A Vinícola conta também com uma loja onde é possível conhecer todos os rótulos de vinho produzidos, além das Cachaças, Licores e geleias. Para os vinhos, a linha Luar, para os espumantes a linha Serra dos Cristais e Ponte Torta para licores, cachaças e geleia.

Ao fim do tour, há a degustação de seis rótulos da Vinícola, entre vinhos e espumantes: Serra dos Cristais Brut, Luar Moscato, Bordô Seco, Luar Merlot Tannat, Luar Cabernet Sauvignon e Espumante Serra dos Cristais Moscatel, eles foram servidos durante um workshop de harmonização com Pão Italiano, Patê de Manjericão, Azeitonas, Queijo Brie, Mussarela, Salame, Nozes, Uvas itálicas e Morangos.

Tour do Vinho Vinícola Castanho

De todos os rótulos degustados, o Serra dos Cristais Brut e o Luar Moscato foram os que mais se destacaram, segundo o nosso paladar.

Ah, não posso esquecer de contar isso para vocês, eles também fabricam uma geleia bem interessante: Geleia de Capirinha:

Tour do Vinho Vinícola Castanho

É um passeio interessante para quem quer sair da rotina, a próxima edição do Tour do Vinho na Vinícola Castanho é uma boa pedida.

A região de Jundiái vem consolidando sua imagem como Terra da Uva e faz parte de uma região do Estado de São Paulo conhecida como Circuito das Frutas, mas essa parte sobre Jundiái e o Circuito das Frutas eu conto para vocês logo mais.

——

Este post foi escrito à quatro mãos, aqui em Curitiba por mim, Carolina e lá em São Roque, nosso novo parceiro para Coberturas em São Paulo, o Antônio Carlos, que também escreve para o Coisas de Gente Grande.

Carolina Figueiredo
Carolina Figueiredo
Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.