Tábuas de Corte funcionais

Eu sou da época que minha mãe me pedia pra pegar a tábua de carne no armário da pia. Minha mãe nunca gostou de cortar os legumes na tábua, dizia que a tábua era só para carne. Cortava quase tudo na mão mesmo. Só quando a gente precisava fazer salada de cebola que ela usava a tábua, como tábua de corte.

Cresci com isso, implicando com as tábuas de corte, mas com o tempo, acabei optando por ter duas, uma para carnes e outra para cortar legumes e afins. Seja qual for a sua visão sobre o assunto, para hoje separei tábuas para todos os gostos.

Começo por uma mais tradicional, mas com uma sacada super genial:

mocubo

Mocubo by Quirky

 

Esta é a Mocubo, criada pelo pessoal da Quirky, que sempre tem sacadas geniais, criadas por pessoas como eu e você, eles só viabilizam que aquela nossa ideia saia do papel. Ela é feita em bambu e tem 3 gavetas para você colocar os legumes cortados dentro. As gavetas são removíveis, tanto para a retirada dos legumes depositados quanto para a limpeza das mesmas.

Quase no mesmo caminho, mas com uma ideia que se assemelha muito ao que faço aqui em casa é esta aqui:

transfer design spreay

Transfer by Designspray

O pessoal da Designspray desenvolveu essa tábua com um corte que permite que se encaixe um prato raso para transferência dos legumes cortados. E como dizia antes, mesmo sabendo que ocupa um espaço enorme, quando preciso fazer salpicão, acabo usando diversos pratos rasos para acomodar as frutas e outros ingredientes picados, quando vi essa tábua, simplesmente adorei.

Mas, voltando ao que falava no início, sempre optei por duas tábuas, coisa de criação, sei lá. E quando vi essa tábua, ela virou sonho de consumo:

Index by Joseph Joseph

Index by Joseph Joseph

Esta peça é criação da Joseph Joseph, através do trabalho do designer Damian Evans, inspirada nas pastas de arquivo de escritório, armazena 4 tábuas de corte, identificadas por cor, para 4 tipos de cortes diferentes. Não é linda? Ganhadora de diversos prêmios de design, é feita em um material que evita que a tábua escorregue na pia. Preparada para corte de vegetais, carne crua, peixes e pratos prontos. Além dessa opção, temos a opção que acompanha a faca para ser utilizada em cada tábua, além de uma tábua com o tamanho maior, para cortes de peças maiores.

Mas se além de cortar você quiser praticar cortes do mesmo tamanho, (eu acho que esse é um dos maiores desafios de quem começa a cozinhar), conte com a ajuda dessa tábua:

Obsessive Chef by Fred and Friends

Obsessive Chef by Fred and Friends

Não é fantástico? Ela já vem com as medidas marcadas na tábua. Com o nome sugestivo de “Chef Obsessivo”, com certeza vai te ajudar a praticar exaustivamente aquele corte caprichado, principalmente de legumes. Ajuda também naquele probleminha de TOC, não é mesmo? Vai que você gosta de tudo milimetricamente no mesmo tamanho? Você pode lavar a tábua muitas vezes até ter certeza que está limpa e o desenho da tábua permanecerá intacto.

bom domingo a todos!

 

Carolina Figueiredo
Carolina Figueiredo
Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

4 Comentários

  1. Pedro Truda disse:

    Faltou postar onde conseguimos comprar as tábuas. Adorei as para tipos de carne diferentes.

    • Carolina Figueiredo disse:

      olá Pedro, a tábua da Joseph e Joseph já é vendida no Brasil em muitas lojas, físicas e virtuais, por valores entre 150 e 300 reais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: