Pescados são mais indicados para alimentação prática e saudável neste Verão

BACALHAU EMPÓRIO

Recife pegando fogo lá fora e, na cozinha, até o cardápio das donas de casa se adapta ao Verão. Pescados e frutos do mar são as melhores pedidas no período. As casas especializadas no ramo costumam vender de 20 a 30% mais nos meses de janeiro e fevereiro. As estimativas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), inclusive, dão conta de que, só em 2014, o aumento do comércio global de peixes gerou mais riqueza do que em outros períodos. 

Segundo o administrador da Empório Marítimo Pescados, Heretiano Colaço Filho, os pescados mais procurados nesse período do ano são bacalhau, salmão e postas. Na loja, em Boa Viagem, os preços variam de R$ 9 a R$ 50 por quilo. A variedade é grande, com ofertas em embalagens que variam de meio a um quilo e meio, como:

[onethree]

PRODUTOS EMPÓRIO_ (53)

– atum (posta e lombo)

 – bacalhau gardus morhua

 – bacalhau (sem sal, sem pele e sem espinha)

 – lombo de meca

 – lula (tubo e anel)

[/onethree] [onethree]

CAMARÕES EMPÓRIO

 – camarões (rosa, cinza, com e sem cabeça, com e sem casca)

 – cavala salmão fresco

 – carne de aratu

 – mexilhão (com e sem casca)

 – pargo

[/onethree] [onethreelast]

BACALHAU EMPÓRIO

– carne de siri

 – Kani-Kama

 – lagosta (tipo importação)

 – pescada amarela (em posta e filé)

 – polvo (inteiro e tentáculo)

[/onethreelast]

Na hora da compra, os especialistas em gastronomia alertam para o armazenamento adequado, para evitar contaminações. “A temperatura ideal para manter o pescado armazenado fresco é de zero a 5 graus, durante um ou dois dias, sempre trocando a embalagem”, diz o chef de cozinha Biba Fernandes, do restaurante Chicama, lembrando, também, que os peixes não devem ter contato com a refrigeração, evitando ressecamento.

Bem, escolhido o pescado, bom mesmo é aproveitar as altas temperaturas na praia ou na piscina e um petisco à mão com uma bebida gelada, fica melhor ainda. De fácil preparo, a indicação do chef Biba é  a posta de cavala frita.

Vamos agora para a receita. Tempere a posta de cavala com sal, pimenta do reino e azeite. Em seguida passe o pescado no trigo seco e leve para fritura em óleo. “Pela cavala ser um peixe seco, a indicação é servir sempre frito”, explica o chef Biba Fernandes. O acompanhamento é feito por um mix de folhas verdes (cortadas ou inteiras) e o tradicional arroz branco, feijão verde, farofa (manteiga, cebola e alho) e vinagrete. Tudo certo, agora é saborear a estação! 

[puregallery exclude=”24469, 24468″ order=”asc” orderby=”menu_order”]

SERVIÇO|Empório Marítimos Pescados |Endereço: Rua Carlos Pereira Falcão, 194, Boa Viagem- Recife – PE|Telefone: (81) 3040.1200

Restaurante Chicama|Endereço: Avenida Conselheiro Aguiar, nº 2582, Boa Viagem – Recife – PE|

Carolina Figueiredo
Carolina Figueiredo
Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: