Pescados são mais indicados para alimentação prática e saudável neste Verão

Os melhores chefes do mundo
24 de fevereiro de 2015
Uma lembrança da Itália
25 de fevereiro de 2015
Mostrar todos
BACALHAU EMPÓRIO

Recife pegando fogo lá fora e, na cozinha, até o cardápio das donas de casa se adapta ao Verão. Pescados e frutos do mar são as melhores pedidas no período. As casas especializadas no ramo costumam vender de 20 a 30% mais nos meses de janeiro e fevereiro. As estimativas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), inclusive, dão conta de que, só em 2014, o aumento do comércio global de peixes gerou mais riqueza do que em outros períodos. 

Segundo o administrador da Empório Marítimo Pescados, Heretiano Colaço Filho, os pescados mais procurados nesse período do ano são bacalhau, salmão e postas. Na loja, em Boa Viagem, os preços variam de R$ 9 a R$ 50 por quilo. A variedade é grande, com ofertas em embalagens que variam de meio a um quilo e meio, como:

[onethree]

PRODUTOS EMPÓRIO_ (53)

– atum (posta e lombo)

 – bacalhau gardus morhua

 – bacalhau (sem sal, sem pele e sem espinha)

 – lombo de meca

 – lula (tubo e anel)

[/onethree] [onethree]

CAMARÕES EMPÓRIO

 – camarões (rosa, cinza, com e sem cabeça, com e sem casca)

 – cavala salmão fresco

 – carne de aratu

 – mexilhão (com e sem casca)

 – pargo

[/onethree] [onethreelast]

BACALHAU EMPÓRIO

– carne de siri

 – Kani-Kama

 – lagosta (tipo importação)

 – pescada amarela (em posta e filé)

 – polvo (inteiro e tentáculo)

[/onethreelast]

Na hora da compra, os especialistas em gastronomia alertam para o armazenamento adequado, para evitar contaminações. “A temperatura ideal para manter o pescado armazenado fresco é de zero a 5 graus, durante um ou dois dias, sempre trocando a embalagem”, diz o chef de cozinha Biba Fernandes, do restaurante Chicama, lembrando, também, que os peixes não devem ter contato com a refrigeração, evitando ressecamento.

Bem, escolhido o pescado, bom mesmo é aproveitar as altas temperaturas na praia ou na piscina e um petisco à mão com uma bebida gelada, fica melhor ainda. De fácil preparo, a indicação do chef Biba é  a posta de cavala frita.

Vamos agora para a receita. Tempere a posta de cavala com sal, pimenta do reino e azeite. Em seguida passe o pescado no trigo seco e leve para fritura em óleo. “Pela cavala ser um peixe seco, a indicação é servir sempre frito”, explica o chef Biba Fernandes. O acompanhamento é feito por um mix de folhas verdes (cortadas ou inteiras) e o tradicional arroz branco, feijão verde, farofa (manteiga, cebola e alho) e vinagrete. Tudo certo, agora é saborear a estação! 

[puregallery exclude=”24469, 24468″ order=”asc” orderby=”menu_order”]

SERVIÇO|Empório Marítimos Pescados |Endereço: Rua Carlos Pereira Falcão, 194, Boa Viagem- Recife – PE|Telefone: (81) 3040.1200

Restaurante Chicama|Endereço: Avenida Conselheiro Aguiar, nº 2582, Boa Viagem – Recife – PE|

Print Friendly, PDF & Email
Carolina Figueiredo
Carolina Figueiredo
Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: