Para necessidades específicas

Bistrozinho – Lugar de comer e brincar
20 de julho de 2013
Chá na Maçã
22 de julho de 2013
Mostrar todos

molcajete de vidro

Determinados pratos que nos propomos a fazer, sempre vão precisar de acessórios específicos para que os resultados sejam muito bons.

Principalmente algumas culinárias étnicas e alguns pratos necessitam de acessórios culinários que irão trazer o melhor dos ingredientes para seus pratos. Não acho necessário falar de quanto precisamos de uma Wok para fazer um excelente yakisoba ou da necessidade de termos uma panela certa para prepararmos uma paella.

oyster-knife-and-block (1)

Este é um abridor de ostras do selo francês Pradel, do designer Jean Dubost. Localizado na região de Thiers, a capital dos talheres francês durante seis séculos, a empresa Jean Dubost segue todas as tendências de cores e materiais para atender as necessidades de seus clientes. Este é um selo presente no mercado francês desde 1920! O apoio é feito em madeira, e você faz uso dele para abrir as ostras com maior facilidade.  Este modelo tem o cabo também em madeira, e é vendido por cerca de 120 reais, há também uma opção mais econômica da mesma marca, com o cabo de plástico que custa em média 40 reais.

Muitas pessoas usam o tradicional pilão para o preparo de muitas receitas mexicanas, como o guacamole. Mas os mais tradicionais, irão preferir um Molcajete:

molcajete

molcajete

Este, em especial, é esculpido com pedras vulcânicas! Ideal para o preparo de receitas de guacamoles. Custa cerca de 80 reais.  Os molcajetes, ao contrário dos pilões, tem normalmente esses três pés.

Dentre os modelos de molcajetes que encontrei, me encantei com este aqui:

molcajete de vidro

molcajete de vidro

Esta é uma bela peça, que faz uma boa releitura do tradicional, usando o vidro azul reciclado para criar esta beleza. Custa cerca de 30 reais, porém encontrei vários comentários de usuários reclamando da fragilidade excessiva da peça, o que é uma pena!

E já que estou falando de comida mexicana, que tal fritar as Tortillas? Sem um acessório como este, garanto que sua tarefa será bem mais complicada:

para fritar tortillas

para fritar tortillas

Fabricada pela Norpro, esta é a ferramenta essencial para a moldagem das tortillas,  na hora de fritar os tacos. Basta colocar uma pequena tortilla no molde (mede 11cm de diâmetro) e apertar a alavanca para pressionar a tortilla em forma de U. Mergulhe o acessório em óleo quente, e a tortilla fritará em  formato de taco, próprio para enchimento com carne moída ou picadillo, queijo ralado, alface e salsa. A prensa é feita em aço inoxidável,  mede 13 centímetros de comprimento,  e a alça forma um L para que ele possa descansar na borda da frigideira e proteger sua mão de óleo quente. A pega é revestida em borracha, para um manuseio mais seguro e confortável, podendo ser lavada em lava-louças.

Print Friendly, PDF & Email
Carolina Figueiredo
Carolina Figueiredo
Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

7 Comentários

  1. Eliane Oliveira Velloso disse:

    Achei ótimo, mas não encontrei nem a prense nem a pinça no site informado.

  2. olá Eliane, como o post é de 2013, é possível que as marcas tenham mudado o design dos produtos, a Norpro, por exemplo, alterou o design e agora o suporte para fritar tortillas é redondo e não côncavo como o mostrado no site. Os dois molcajetes mostrados no site são produzidos artesanalmente e por isso também deve ser mais difícil que seu design mantenha-se o mesmo por tanto tempo. Agradecemos o comentário e vamos providenciar a atualização da matéria.

  3. Torres disse:

    Olá.
    Onde encontro o molcajete de pedra vulcânica?

    • Olá Torres, vc encontra o molcajete no site da Amazon. As lojas nacionais que costumavam ter esse modelo estão sem estoque ou retiraram ele do site. Tentei mandar o link no seu email, mas aparentemente há um erro no endereço informado, se possível envie um email para contato@obagastronomia.com.br . Abraço e obrigada por comentar!

      • Torres disse:

        Olá Carolina.
        Desculpe a demora em responder.
        Sobre o molcajete, só encontro na Amazon? Não gosto de comprar fora porque já extraviaram encomendas (ou roubaram mesmo).
        Agradeço a indicação. Caso descubra algum lugar aqui no Brasil que venda, por favor me avise ok?
        Abraço.

  4. Loide disse:

    Onde encontro o azeiteiro publicado “go with the flow”
    Amei e gostaria muito de compra-lo,o produto é da curtis stone,seria a marca do azeiteiro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: