Novidades com Café

Orfeu Cafés Especiais tem cápsulas de café biodegradáveis

Cápsulas feitas de bioplástico compostável podem se tornar adubo em até quatro meses

 

Há pouco mais de um ano, reforçando a preocupação de ter um produto que seja ecologicamente correto, Orfeu Cafés Especiais, mantém no mercado seu café de Categoria Especial em cápsulas biodegradáveis. Feitas de um exclusivo bioplástico compostável, as cápsulas podem se tornar adubo em até quatro meses, se destinadas ao tratamento adequado de lixo orgânico.

O produto é resultado de um ano de investimentos e intensas pesquisas e é o primeiro no Brasil a receber o Rótulo Ecológico ABNT – o único programa de rotulagem ambiental brasileiro aprovado pelo Global Ecolabelling Network (GEN), que garante que o produto certificado é a melhor opção para o meio ambiente, em comparação a produtos similares da mesma categoria. Na categoria de cápsulas de café, o selo exige que o material da cápsula seja biodegradável e compostável, além de diversos critérios que envolvem responsabilidade socioambiental no processo produtivo, desde a plantação, até a embalagem.

“Após muita pesquisa e dedicação, estamos muito satisfeitos em dizer que as cápsulas de café Orfeu, compatíveis com as máquinas Nespresso®, são biodegradáveis e compostáveis. Conseguimos dar um grande passo para tornar sustentável o consumo e descarte de cápsulas de café de uma forma mais prática, viável e efetiva para os clientes”, conta Amanda Capucho, diretora geral de Orfeu Cafés Especiais.

A cápsula biodegradável e compostável de Orfeu, quando destinada ao tratamento de lixo orgânico, tem um ciclo de até quatro meses para se degradar completamente e se transformar em adubo, um nutriente para a natureza.

A cápsula de Orfeu possui todas as certificações necessárias pela norma EN-13432, representadas pelos selos “OK Compost” e “OK Biobased”. Ela é feita a partir de fontes renováveis e sua composição é livre de alumínio, livre de Bisfenol A (BPA Free) e de transgênicos (GMO Free).

“Esta iniciativa é um dos diversos passos que damos diariamente para firmar um compromisso que nasceu conosco: cuidar bem do café, das pessoas e de nossa terra. Sabemos que esse zelo resulta diretamente na qualidade de cada xícara de Orfeu”, comenta Amanda.

Para garantir a qualidade e frescor do café, as cápsulas de Orfeu vêm em embalagens plásticas preenchidas com gás nitrogênio. Esse material é reciclável e, portanto, deve ser descartado no lixo de recicláveis.

Marca curitibana lança café com tequila

Popular pelas capitais do país, é a vez da capital paranaense provar a mistura da tradição brasileira com o toque mexicano

 

 O café é aquela velha bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro, possivelmente uma das maiores tradições do brasileiro. Pode ser preto, com leite, chantilly, açúcar, às vezes até whisky. Mas o que aconteceria se fosse feito com grãos infusionados em barril de tequila, destilado típico do México muito popular nas noites brasileiras? Pois foi justamente o que Marcelo Frank, fundador da marca de cafés especiais Franck’s Ultra Coffee, inventou na cidade de Curitiba.

O café é infusionado ainda em grão em barril de tequila, trazendo o melhor da mistura Brasil-México, resultado em um café único e extremamente saboroso. A ideia surgiu após um pedido especial de uma cervejaria que precisava de um café inspirado no México. “A Cervejaria paulista Augustinus precisava de um café diferente para a produção de uma cerveja Mexican Stout. Então reparamos uma pequena dorna de carvalho, tostada, e deixamos uma infusão de tequila com pimenta preparando, por 4 meses, essa dorna para que absorvesse a bebida por completo”, explica Marcelo Frank. Depois dos quatro meses, o café verde foi adicionado por seis semanas no barril e, posteriormente, torrado.

Para quem quiser experimentar essa grande novidade, a Espresso Station, loja conceito da Franck’s Ultra Coffee na cidade de Curitiba (PR), oferece diversos métodos manuais de extração, entre eles Hario V60, Clever, Chemex, Aeropress, Aram, ROK e French Press. “Existem vários métodos interessantes que ressaltam as características do café, mas os meus favoritos são os métodos de infusão, como a prensa francesa e o Clever”, detalha o especialista.

Já os amantes de cafés especiais que moram fora da capital paranaense podem adquirir os produtos da linha via e-commerce da marca (www.fuc.com.br), com entre em todo país, ou em cafeterias e empórios parceiros. No canal, o pacote de 250g é comercializado por R$ 45. “Nossos produtos estão disponíveis em todo Brasil. Além do e-commerce, disponibilizamos nossos cafés para cafeterias e empórios”, comenta Marcelo.

SERVIÇO: A loja conceito da Franck’s Ultra Coffee na cidade de Curitiba (Espresso Station) fica na Avenida Anita Garibaldi (nº 775), no Bairro Ahú, perto da Justiça Federal. A loja funciona de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 14h às 19h. Mais informações e loja online no site www.fuc.com.br.

Carolina Figueiredo
Carolina Figueiredo
Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: