Estreamos nova coluna no Oba Gastronomia, o E pra Beber?, com as novidades no mercado de bebidas. e para hoje, as novas cervejas no mercado.
Crazy Rocker Cervejaria lança novo rótulo
Black Night
Para os amantes de cervejas de qualidade e rock’n’roll, uma versão intensa como a noite
Para ampliar seu portfólio, a cervejaria campineira Crazy Rocker lança sua terceira receita: a Crazy Rocker Black Night, uma intensa e saborosa cerveja preta, com agradável amargor de 65 IBU, aromas e sabores de cereais tostados, café expresso e chocolate, com 6.5% de álcool. A cerveja é uma American Stout fabricada com 6 tipos de maltes e lúpulo americano, que conferem amargor médio-alto, corpo médio-alto, final seco e espuma persistente de cor marrom. Harmoniza muito bem com churrasco, carnes defumadas, gorgonzola, ostras e sobremesas com chocolate.
Produzida em setembro de 2015 na Dortmund Bier Cervejaria, em Serra Negra, a nova receita seguiu a tradição da cervejaria Crazy Rocker e teve seu primeiro lote produzido simultaneamente a um pocket evento dentro da fábrica para 30 clientes da marca, que doam sua energia e vibração para acompanhar a produção da nova cerveja ao som de uma banda de rock’n’roll ao vivo. Desta vez quem animou a festa e “fez as leveduras se agitarem” foi a banda paulista Rollbando, ganhadora do concurso criado este ano pela conceituada banda americana Foo Fighters para arrecadar verba para uma campanha de combate ao câncer.
Wäls Unique, arte2: cerveja arte, arte cerveja
Conhecida pela ousadia de produzir obras de arte em forma de cervejas, Wäls faz parceria com artista plástico Ênio Longo para transformar cerveja em quadros
A cerveja é uma arte! E disso nenhum artista cervejeiro ou apreciador da bebida duvida. Para cultuar a arte dentro e fora da garrafa, a cervejaria Wäls e o prestigiado artista plástico Enio Longo – especialista em nanoarte – uniram arte, tecnologia e ciência para criar obras inéditas: Wäls Unique, uma White Barley Wine maturada em dorna de cerejeira por meses; e uma série de 21 telas por meio do ousado processo de nanoarte, que pela primeira vez transformou a bebida em telas.
Enio, referência na técnica no Brasil e no mundo, contou com a ajuda de seu irmão e professor/doutor Elson Longo, na criação das obras. O estilo, que é expressão artística desenvolvida a partir da mistura de arte, tecnologia e ciência, utiliza habitualmente a prata e o ouro. No olhar ousado de Longo, esses materiais foram substituídos pela cerveja e por suas matérias-primas como malte, cevada e lúpulo – algo inédito para fins artísticos. Ou seja, as telas, assim como a Unique, foram criadas a partir dos mesmos ingredientes.
Outra inovação foi o processo de criação da nanoarte. Normalmente, utiliza-se um microscópio eletrônico de varredura com posterior coloração das figuras por Photoshop. Para criar as telas de Wäls, o artista plástico criou algo original, com um trabalho minucioso de pintura a mão as telas. Ele chegou a levar 16 horas seguidas trabalhando em um único quadro.
“Degustar a cerveja me ajudou muito na hora desenvolver as telas. Cada característica e a complexidade do sabor foram inspiração. Provei o líquido em várias etapas e fui anotando tudo o que parecia relevante e que pudesse contribuir para o resultado final”, conta Enio.
Uma das cervejas inspiradoras foi Wäls Unique, o lançamento da cervejaria. José Felipe Carneiro, mestre-cervejeiro responsável pela criação dos rótulos, substituiu os grãos tostados comuns no estilo English Barley Wine por maltes claros e malte de trigo o que conferiu um toque intenso e robusto. Com textura aveludada, a cerveja traz o equilíbrio entre o álcool e 100 IBU de amargor que combinado com o aroma particular da madeira a torna uma bebida completamente distinta e surpreendente.
Com Happy Hour Azul, companhia inova na experiência aos Clientes e serve cerveja gratuitamente
Nova e exclusiva ação da Azul será realizada até dezembro em mais de cinco mil voos que partem de 12 aeroportos brasileiros entre 16h00 e 21h00
Em mais uma inovação exclusiva, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, em parceria com a WBeer.com.br, lançará na quarta-feira (21/10) o Happy Hour Azul, ação em que servirá cerveja gratuitamente a bordo de suas aeronaves. Entre outubro e dezembro, Clientes em mais de cinco mil voos que partem de 12 aeroportos brasileiros poderão degustar a cerveja dinamarquesa FAXE, famosa por suas embalagens de um litro, na versão Witbier. A distribuição será feita em todas as operações das 16h00 às 21h00, exclusivamente nos jatos Embraer 190 e 195.
“Esta inovação permitirá à companhia incrementar o seu já consagrado serviço de bordo, o que certamente gerará uma experiência de voo diferente e exclusiva para os Clientes. O horário escolhido pela Azul para distribuição da cerveja reflete exatamente o período do happy hour, momento pós-expediente para relaxar, ou até celebrar entre amigos. Para completar, temos ao nosso lado um grande parceiro, que é a WBeer.com.br, responsável por distribuir no Brasil produtos de qualidade incomparável”, afirma Claudia Fernandes, diretora de Marketing e Comunicação da Azul.
Os voos que terão a cerveja a bordo são os que decolam das seguintes cidades: Campinas, Belo Horizonte (Confins), Rio de Janeiro (Santos Dumont), São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Recife e Vitória. Para harmonizar com a cerveja serão servidos snacks como amendoim, mix aperitivo, batata chips e queijo nacho integral (as opções variam de acordo com o voo).
A estimativa é que mais de 30 mil latas, de um litro, da cerveja FAXE sejam usadas na degustação da bebida ao longo deste período. AS cervejas serão acompanhadas dos snacks do serviço de bordo, distribuídos à vontade e sem custo adicional. As cervejas serão servidas somente aos Clientes com mais de 18 anos.