Eu sou da época que o legal era colecionar latas de cerveja.

Muitos não abriam a lata, pra evitar de amassar. Época da chegada das cervejas importadas, dos primeiros “latões”.

Tempo passou e as latas perderam espaço… chegou a febre das Long Necks e aos poucos, ter coleção de lata começou a sair de moda.

Mas, recentemente, com o crescimento das cervejas artesanais, está crescendo também o design artístico dos rótulos, com espaço para diversos estilos, cores e acabamentos, deixando de lado o “emblema” da cervejaria e dando mais espaço pra mostrar um pouco das características da cerveja e até do posicionamento das marcas.

Selecionei alguns exemplos pra demonstrar melhor o que estou falando:

Quando que a gente espera encontrar um quadro do imperador russo Nicolau II ilustrando uma lata de cerveja? A cervejaria Masterpiece fez isso para decorar a lata dessa Russian Imperial Stout, nada mais adequado não é mesmo? 

Veja outros quadros dessa linha:

Arte Urbana

Com um grafismo que lembra em muito as HQ’s de ficção científica, a cervejaria Satélite brinca com a memória dos consumidores dos primeiros jogos de vídeo game e também com a paixão de muitos por histórias em quadrinho.

A lata dessa IPA – uma double west coast- ficou muito interessante!

Grafitti

Trazendo o mundo das ruas, a Krug usou o mesmo estilo usado em painéis, murais e grafitti de rua:

A apresentação da Rancor, produzida pela Krug Bier em Minas Gerais dá o tom da cerveja: “India Pale Ale apresenta notas florais que a tornam extremamente refrescante, mas assim como o rancor, seu amargor se acentua à medida que é degustada, deixando sua marca a cada gole.”

Grafismo moderno

Inspirada nas cores de Venice Beach, com um grafismo bem atual, a Cervejaria Dádiva já trás um conceito artístico mais tradicional, mas mesmo assim urbano e jovem. Para esta mesma linha, trazem outros rótulos como a Pacific, a Laguna e a Carmel Beach. Confiram abaixo os rótulos de outra linha da cervejaria Dádiva:

Esta cervejaria trabalha muito bem usando a arte como tom para suas coleções, cada linha tem um estilo de arte totalmente diferente, mas muito bonitos.

Como esta coleção brincando com as ilustrações de mulheres dos anos 20/30, usando belas colagens de imagens, temos essa linha:

Releitura de arte tradicional

Seguindo um caminho mais artístico como as últimas latas, reparem nessa aqui:

 

A cervejaria Cathedral brinca com o nome e também com o produto. Ao fazer um vitral, faz total referência a arte cada vez mais esquecida mas característica de igrejas e catedrais, mas ao mesmo tempo faz referência ao lúpulo, que raramente seria usado como ilustração em uma igreja. Resultado inteligente e curioso!

Referência Pop

E essa aqui com nome oriental e decoração da lata seguindo o mesmo estilo do atual POP oriental?

Candy colors na escolha e frutas como amora e framboesa pra compor o sabor!

Esta cerveja também trás uma história muito legal, é feita pela Cervejaria Japas: mulheres nipo-brasileiras e cervejeiras! Maíra Kimura, Yumi Shimada e Fernanda Ueno reuniram seu amor pela cerveja e a proposta é incorporar aspectos da cultura japonesa e brasileira para produzir cervejas com novos sabores.

Gostei tanto desta pauta e separei mais tantas latas que vou voltar em breve com mais um post sobre o assunto se vocês gostarem. E aí, qual a lata mais bonita? Qual faz mais o seu estilo?

Carolina Figueiredo

Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

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