Feira do Gado Leiteiro de Viadutos – RS

Sanduíche Ga Nuong Banh Mi
13 de Fevereiro de 2012
Molho Bechamel
15 de Fevereiro de 2012
Mostrar todos

A força do interior do Brasil.

A Chef Claudia Habas nos traz um pouco mais de sua terra natal.

Depois de trazer até vocês, parte da cultura gastronômica da cidade de Viadutos-RS, onde mostramos a festa que já se tornou tradição na região, vamos continuar para mostrar um pouquinho mais desta cidade, hoje trago curiosidades da feira que se realizou nos dias 10,11 e 12 de fevereiro.

A mostra do gado leiteiro do município é um dos principais atrativos da feira, foram 18 expositores de animais, contando com 100 animais expostos, dentre eles aproximadamente 80 novilhas holandesas.

Novilhos e touros de raça para corte

 

Cordeiros expostos na Feira

Além disso foram montadas mais de 50 estandes externas para exposição de máquinas e implementos agropecuária. 

A parte interna ficou reservada ao comércio. Onde a agroindústria familiar pode expor seus produtos, tais como: mel, galinha caipira, leite e derivados, entre outros.

O evento mostrou o potencial econômico e natural de nossa terra, ficou marcada pela presença do povo na rua e de muitos visitantes que por aqui estiveram, alegria e festa contagiaram nossa cidade, presenças marcantes, tais como, Gilmar Brasil, Zé Carlos e César, Mauricio e Matheo,Felipe e Falcão, Banda Sul e o encerramento da feira com Banda Mercosul.

Lembrando que todos estes shows foram gratuitos, para que toda a comunidade pudesse ter acesso. É o que nos conta o presidente da feira, sr. Olivo Sartori:

“Foram em torno de 15 dias trabalhando para a preparação deste evento. No que pese a   dificuldade de organizar uma feira deste porte, a acomodação dos animais, levando em conta a infraestrutura da cidade e visando o bem estar dos animais, tudo saiu como planejado.”

Voltando à gastronomia e levando em conta a parte do gado leiteiro, trago até vocês uma receita de queijo colonial, que muitas vezes não levamos em conta, já que é tão fácil ir até o supermercado e comprar o queijo, já fatiado. Nunca paramos para pensar de onde vem, como é feito. Hoje, com todo maquinário disponível, tudo fica mais fácil. 

Porém, a alegria em preparar seu próprio queijo é indescritível. Se tiverem um tempo e paciência, tentem.

QUEIJO COLONIAL CASEIRO

INGREDIENTES

10 litros de leite

10 ml de coalho líquido (2 tampas cheias)

Sal à gosto

PREPARO

Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo até atingir a temperatura de 30 graus. Desligue o fogo e acrescente o coalho e o sal. Mexa bem e deixe descansar por uma hora.

Corte a massa em cubos. Após, coe com uma peneira, deixando apenas um pouco de água na massa. Acrescente o sal, misture muito bem ecoloque a massa em um pano devidamente limpo. Deposite a massa (ainda com o pano enrolado) em uma forma própria para queijo, com furos para que o liquido possa sair.

Coloque um peso em cima desta massa de queijo e a cada hora vire-o. Repita isso pelo menos umas 6 vezes, com o máximo  cuidado para o queijo não perder seu formato.

Retire da forma e deixe em local devidamente refrigerado para secar, por pelo menos uma semana (pode enrolar em uma toalha e deixar na geladeira, virando-o diariamente).

Sou viadutense de coração e ainda estou com o coração nesta linda e aconchegante cidade. Acredito mais do que nunca no potencial de Viadutos. Espero poder contribuir para que minha cidade seja cada vez um lugar melhor para viver.

Deixo meu cordial agradecimento e os parabéns aos organizadores do evento do gado leiteiro , indústria e comércio; ao CTG de Viadutos;  Prefeitura Municipal e à todos que de uma forma ou outra contribuíram para mais este sucesso.

À minha amiga Cátia que me passou algumas fotos (outras eu retirei do facebook da prefeitura). Parabenizo o presidente da feira, sr. Olivo Sartori, que trabalhou muito para que este evento fosse este sucesso. 

Parabéns Viadutos!

Carolina Figueiredo
Carolina Figueiredo
Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

16 Comentários

  1. Claudia disse:

    Meus queridos amigos,foi um enorme prazer ter tido a oportunidade de mostrar mais um pouquinho desta maravilhosa cidade,mesmo tendo saído daí a tantos anos(18 já..),as lembranças continuam vivas,de pessoas,amizades e momentos especiais aí vividos…Foram anos maravilhosos que guardarei para sempre com o maior carinho e com muita saudade!!! Na esperança de que em um futuro muito próximo,estarei aí…
    Obrigada orlando,por ter me dado o previlégio de fazer parte do OBA,que para mim é motivo de grande orgulho é através do OBA,estou revivendo um pouquinho desta história…
    Um forte abraço;
    Claudia

  2. Ivany Bohm disse:

    Claudia, q legal esta reportagem q vc fez de Viadutos, adorei…na primeira foto, quero destacar o rapaz de camisa branca escrio Banrisul nº 10 é meu primo Amauri Piovesan, ele é um querido..trabalhador, e tb é produtor de gado leiteiro, parabéns ao Olivo meu amigo e organiador da feira…é assim q se faz os pequenos município crescer..com apoio,muito trabalho e divulgaçãoooo, parabéns!!!
    Bjão Claudia!

  3. marlene de paula disse:

    VIADUTOS, terra maravilhosa… aqui escolhi viver e construir minha história. Que meu filho possa crescer e ter orgulho como eu… façamos sempre a nossa parte. Obrigada Claudia, pelo carinho por nos, desde os recantos mais escondidos (nosso querido Canavial) até as mais altas montanhas, nossas memórias são mantidas, firmes neste chão e livres nos vôos que aqui se faz. bj grande com carinho Marlene de Paula

  4. rosane detofol disse:

    Oi Cláudia! Estive na feira em Viadutos, no sábado e no domingo, estava muito boa, organização e atrações impecáveis, segurança, os moradores participando ativamente, enfim, um evento que leva o nome do município além fronteiras, o que é muito bom, como somos Viadutenses sabemos da importância, deste tipo de vitrine para um município pequeno. Parabenizo toda a organização e ao coversar com a primeira dama Mari Demarco, soube que em tres dias de festa não houve nenhum tipo de ocorrencia policial ou de qualquer tipo que estragasse a festa, fico muito feliz por isso, porque mostra o esforço e organização do evento.Beijos no coração e continues postando coisas maravilhosas.

  5. Janete disse:

    Chef Claudia

    Parabéns pela brilhante idéia de divulgar esta festa. Nosso Rio Grande do Sul possui pessoas que se empenham em manter viva a cultura de seu povo e este reconhecimento é merecido. E você mesmo morando em outra cidade demonstra amor e gratidão pela sua terra, isto é digno de uma pessoa com um grande coração.
    Parabéns e continue nos proporcionando conhecimento.

  6. Nelson Bevilácqua disse:

    Cláudia, parabens pela divulgação espontanea e de muito bom gosto, levando para todos, conhecer um pouco mais de nosso cantinho do Rio grande do Sul, esta terra chamada Viadutos-, que teve suas origens a mais de 100 anos na construção da Estrada de Ferro. A estrada ainda está lá mas lamentavelmente desativada, mas a cidade e seu povo lutando para um bem estar de seu povo cada dia melhor.
    Parabens para todos os incansáveis colaboradores.

  7. neusa borges trivilin disse:

    ai ai ai ai sera q minha querida claudinha vai deixa de ser minha chefinha para cuidar de vacas e bois por favor nao faça isso logo logo estarei voltando me aguarde bjsssssss

  8. Jésica Guidini Diotto disse:

    Parabéns Claudia por divulgar com tamanho orgulho sua cidade natal, pois só alcança o sucesso mesmo quem lembra de suas raízes, assim como você que está fazendo parte do crescimento e desenvolvimento de sua terra. Parabéns! Sucesso! Abraços

  9. Catia Ritter Basso disse:

    Oi Cláudia, adoro suas matérias, essas sobre minha cidade então sempre me trazem maiores alegrias…a Feira foi um sucesso em todos os aspectos, organização, divulgação, estrutura, visitantes e comercialização de produtos.
    Tive o privilégio de visitar todas as edições da feira, nessa estive trabalhando também, e de todas foi sem dúvida a melhor.
    Pena você não poder estar presente para prestigiar, mas em 2014 tem mais, e nessa com certeza contaremos com sua presença.
    Obrigada por divulgar nossa cidade, e dessa forma toda especial de quem é daqui e conhece nossos costumes.
    Grande abraço Cláudia…obrigada por tudo.

  10. CELSO DEMARCO disse:

    Querida Cláudia… Seu trabalho, com certeza, está orgulhando muito nós viadutenses. Realmente nossa feira foi um sucesso, porém o sucesso não surge do nada e nem por acaso. Ele é fruto de muito trabalho, organização, dedicação mas sobre tudo pela coragem de quebrar paradigmas e enfrentar novos desafios. Viadutos e região entenderam, aceitaram o desafio, o tempo ajudou, o local escolhido (Av.Independência e Salão Paroquial) foi maravilhoso, tudo deu certo e quem ganhou foi nossa querida terra chamada VIADUTOS. Parabéns Cládia, você entende bem o que quero dizer, pois já venceu várias etapas e vencerá outras tantas. Desejo-lhe muito sucesso…

  11. Dirceu Nilson disse:

    parabéns por divulgar essa matéria com sertesa, viadutos mais uma vez está de parabéns grças a essa jente que luta e faz acontecer… abraços atodos .

  12. ROBERTA FERREIRA ANGELO disse:

    “As coisas mais simples da vida são as mais extraordinárias, e só os sábios conseguem vê-las.”

    Parabéns pelo lindo trbalho!!

  13. ROBERTA FERREIRA ANGELO disse:

    “As coisas mais simples da vida são as mais extraordinárias, e só os sábios conseguem vê-las.”

    PARABÉNS PELO LINDO TRABALHO!!:)

  14. ernande gusmao pereira disse:

    gostei da forma pratica de produzir um queijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *