Faz tempo que estou para falar sobre isso aqui no Oba, mas estava buscando outras fontes antes de publicar.
Faz uns 6 anos, ganhei de uma supervisora minha, talheres feito a mão que ela comprou na África, quando foi fazer um safári e conhecer os vinhedos de lá.
Super delicados que não tive coragem de usar, na ponta há uma pequena zebrinha esculpida e pintada. Curioso para conhecer?
Elas viraram um quadro, que hoje, na casa nova, mora na minha cozinha:
Desde então, gosto de acompanhar novidades sobre o design de utensílios africanos. O uso de acessórios em madeira é forte no país:
Alguns são bem rústicos e os veios da madeira ficam bem evidentes devido ao trabalho manual aplicado a cada uma das peças.
Este jogo é composto por 3 talheres maiores para cozinhar e os dois menores tem o cabo entalhado e são vendidos para servir saladas.
Curiosos também são os utensílios feitos com o espinho do Porco-Espinho.
A beleza do espinho é característica e as aplicações da peça são as mais interessantes possíveis.
Aqui os cabos são feitos de espinho e metal torcido. Notem que é feito até a ponteira de metal para que possamos dependurar os talheres. Além de bonitos, são decorativos!
Se estas peças parecerem muito básicas para vocês, é possível encontrarmos também peças extremamente exóticas.
A parte da concha é feita em resina colorida manualmente, com cabo em madeira com detalhe em couro tingido, o elefante de bronze é inserido na peça de madeira que é usada no cabo.
Infelizmente não achei o nome do artista sul africano que cria estas peças.
Mas nem tudo na África precisa ser de madeira e origem da floresta, e é isto que faltava para compor meu post de hoje:
Este porta petiscos é de tirar o fôlego, não é mesmo? A peça mede 34cm x 20cm x 28cm, feita em aço cromado pelo artista e designer sul africano Carrol Boyes.
Inspirado na cultura africana e suas tradicionais formas longilíneas, reflexo da estatura da sua população e sua evidente magreza, ele abusa das formas para criar peças únicas como esta jarra:
Todas as peças são feitas à mão, com tratamento anti-manchas que garante que as peças possam ir a lava louças e resistam a marcas de digitais.
Quem conhece mais sobre a África, sabe que como no Brasil, e quem sabe até em maior escala, o moderno e o tradicional estejam presentes em todas as esferas, dos costumes as edificações.
Recomendo que visitem o site do artista e conheçam mais do seu trabalho, com certeza vão conhecer um pouco de cada canto da África em seus trabalhos.
Bom domingo pra vocês.
[puregallery exclude=”18513″ order=”asc” orderby=”menu_order”]