Um pouco da Culinária Japonesa

Dia dos Pais no VIN Bistro
13 de agosto de 2012
Bottarga e uma receita
14 de agosto de 2012
Mostrar todos

Os japoneses tratam a alimentação quase como uma religião. Vários são os hábitos do povo do sol nascente. Todos levados a sério, ao longo de séculos. Aqui vão alguns dos mais conhecidos.

A culinária japonesa tem como elemento de ligação entre seus ingredientes o  arroz branco. Alguns críticos chegam a nomear o arroz como prato principal e peixes, carnes e legumes como acompanhamentos.
Para degustar qualquer prato é recomendado o uso do Hashi, o que acaba sendo um tabu para muitos iniciantes, mas com poucas instruções a maioria consegue degustar a refeição sem maiores dificuldades.

foto by: lockstockb

Para o café da manhã, o mais comum é consumir o missoshiru, que nada mais é que uma sopa de pasta de soja, arroz e legumes em conserva.
Para uma refeição completa, o tradicional é servir uma sopa, arroz e mais acompanhamentos, um deles geralmente é o peixe cru (sashimi), um prato frito e outro fermentado ou cozido. Para encerrar, normalmente é servido o umeboshi e chá verde.
Por se tratar de uma ilha, o consumo de frutos do mar e a presença deles nas refeições são frequentes. Porém carne vermelha e aves também aparecem em uma boa variedade de pratos.
O macarrão, originado na China, também é uma parte essencial da culinária japonesa. Existem dois tipos tradicionais de macarrão, o sobá (macarrão fino e escuro) e o udon (claro e mais grosso). Ambos são normalmente servidos com um caldo de peixe aromatizado com soja, junto de vários vegetais. Também há o Ramen, que é servido com uma variedade de tipos de sopa, indo desde os molhos de peixe até manteiga ou porco.

foto by Javier Armendariz

Ainda que muitos japoneses tenham desistido de se alimentarem de insetos, ainda existem exceções. Em algumas regiões, gafanhotos e larvas de abelha não são pratos incomuns. Lagartos também são comidos em alguns lugares.
Mas de nada adianta só ficar lendo sem experimentar, o primeiro passo para muitos é receoso, mas tenho certeza que a união dos ingredientes irá despertar seu paladar para um outro mundo, e para que você possa aproveitar, que tal conferir esta lista de Restaurantes Japoneses em São Paulo

Carolina Figueiredo
Carolina Figueiredo
Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *