A cozinha para Canhotos

Quentão da Rose
23 de junho de 2012
Polenta Brustolada com Cogumelo e Calabresa
27 de junho de 2012
Mostrar todos

Eu sou destra, mas minha mãe não é, então, aprendi a fazer muitas coisas com a mão esquerda por pura convivência com ela.

E sempre acompanhei a reclamação dela com as facas de cozinha, que por mais novas que fossem nunca cortavam direito… e nunca vão cortar, porque a maioria das facas comercializadas no mundo inteiro são feitas para destros.

Esta semana, conversando com o Orlando, ele estava me explicando porque precisamos de uma faca específica para o corte do sushi, e para quem também não sabia: porque a faca só corta em um ângulo, da direita para a esquerda, ou seja, se você é canhoto, vc não consegue cortar com a faca, ou vai ter muito trabalho, se contorcendo todo para usar a faca.

E, se não bastasse o fato de ter que ter um utensílio adaptado a sua necessidade, vc ainda é obrigado a pagar muito mais caro neles, só por conta de uma inversão de design. O problema dos canhotos é tão conhecido, que é citado até no desenho Simpsons: o Flanders possui uma loja de produtos exclusivos para canhotos, a Leftorium.

A primeira loja de produtos para canhotos, foi criada em Londres, no fim dos nos 60, e hoje é uma das maiores referências no mercado internacional de venda de produtos para canhotos, a “Anything Left Handed“.

Para a cozinha também não é diferente, para tanto, selecionei alguns produtos que eu sei que a maioria dos canhotos tiraria muito mais proveito se fossem para canhotos:

Com estas facas, com certeza seu sushi será maravilhoso, sem sofrimentos e com um belo corte. São comercializadas fora do país por cerca de 140 dólares enquanto que o mesmo modelo para destros custa em média 75 dólares.

E que tal esse aqui:

Copo medidor para canhotos… porque ninguém merece ter que ficar virando o copo para ver se já chegou na medida desejada. A maioria dos destros não deve nem pensar no desconforto que é para um canhoto ter que medir as coisas num copo que não é para canhotos, não é mesmo?

E o que dizer disso:

Imagine-se descascando uma batata com a lâmina que vai contra o sentido da sua mão? que não descasca nada se você não conseguir fazer do mesmo jeito que um destro faria?

Algumas marcas nacionais, já produzem alguns desses utensílios para canhotos, mas ainda é difícil de encontrá-los no comércio:

A Brinox, produz este abridor de latas e também uma faca para cortar saladas, mas é só isso…

Fiz uma busca pelo site da Tramontina e não encontrei produtos para canhotos, se alguém souber de algum, por favor, me avise.

Outra coisa que incomoda qualquer canhoto é abrir garrafas de vinhos:

Pois a rosca fica no sentindo inverso da mão do canhoto, dificultando todo o processo!

Estes são apenas alguns dos acessórios de cozinha que facilitam o dia-a-dia dos canhotos, mas que infelizmente são muito mais fáceis de se encontrar fora do Brasil.

Bom domingo a todos!

Print Friendly, PDF & Email
Carolina Figueiredo
Carolina Figueiredo
Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

2 Comentários

  1. quero compra abridor para canhoto abridor de latas

  2. Marcia disse:

    Tenho interesse em comprar produtos para canhotos. Por favor informem como posso fazeê-lo.
    Marcia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: