É Natal… lembra?

Aprendam com a linda Fal Azevedo. 

Comida Safada de Natal

Sejamos francos, meu filho. Hoje é dia 24 de dezembro. Não é dia de vagabundo procurar receita na internet. Era de se esperar que você já estivesse com o cardápio do Natal dominado, compras feitas, tudo pronto. Se não tá, é porque você, como diria Stanislaw Ponte Preta, prevaricou. Prevaricou no violento. Ficou de frozô e não cuidou da cozinha, né, malandro? Então anota aí:

 

PUFES DE QUEIJO DA VINGANÇA

 

Natal lá em casa era uma tortura. A desnaturada da minha mãe passava o dia cozinhando e deixava a gente à base de sanduba de requeijão e ai-ai. Ninguém podia nem tocar em mais nada, ela dava um piti. Oito da noite e eu ali, considerando seriamente comer a cabeça dum playmobil do meu irmão. As visitas começam a chegar e a mãe liberava a bandeja dos malditos pufes de queijo, para enganar a turma. Vou dar a receita aqui. Tenho que me vingar em alguém.

 

 

Ingredientes

400 gr. de queijo do reino ralado
400g queijo prato ralado
1 copo de farinha de trigo
4 ovos
2 colheradas bem boas de requeijão
1 xícara de cerveja (gostou, né, seu beubo)
sal
1 colher de sobremesa de fermento
Óleo para a fritura

 

 

Como eu faço

Uia, eu bato as claras em neve. Misturo as gemas, a cerveja, os queijos e a farinha e depois incorporo as claras em neve. Certo? Certo. Deixo a mistureba quietinha meia hora. É, a massa tem que meditar sobre a finitude humana, deixa ela em paz.

Daí, com uma colher, vou pegando pedaços da massa e fritando em óleo quente. Mas bem quente mesmo, não seja frouxo. É, espirra, eu sei. Toma cuidado e não usa avental de plástico, prestenção. É de comer rezando. E xingando minha mãe, claro, mas só eu xingo a minha mãe, tenha respeito.

PAVÊ VAAAAAAAI LACRAIA! (o pavê de quem vai enfiar mesmo o pé na jaca, e seja o que Deus quiser)

Ingredientes

 

1 Lata de leite condensado
Sabe a lata de leite condensado vazia? Então, ½ lata de leite condensado vazia de leite
½ xícara de café preto fortinho, sem açúcar (não seja cafajeste de adoçar o café)
2 colheres de chocolate em pó (deixa de ser munheca e compra o pó dos frades, meu)
1 Cálice de licor de chocolate
Gotinhas de essência de baunilha
2 pacotes de biscoito champagne
1/2 xícara de castanha de caju picada

Como eu faço

Bão, pedindo perdão à Santa Regislaine Do Manequim 56, cozinho a lata de leite condensado em água por 40 minutos na panela de pressão. TOMA CUIDADO PRA ABRIR O LEITE CONDENSADO, SEU SEQUELADO!! A bagaça vai estar fervendo, vê lá se não me vai meter o abridor de lata no treco e acabar no pronto-socorro, besta. Espirra aquele doce quente em você, dói que só a peste, muitos caras mais machos que você já sucumbiram diante dessa dor, toma cuidado. Espera pra abrir, bota debaixo da torneira, espera uns 15 minutos, deixa de ser guloso, gordo safado.

Aí, misturo o leite friozinho, o pó de chocolate, a essência de baunilha, o licor de chocolate e o café com o leite condensado. Delicadamente, molho os biscoitos nessa meleca divinal, e vou montando as camadas do pavê. Daí, a melequinha que sobrar, depois do pavê montado, eu vou derrubando na forma, certo? Certo. Por cima eu espalho a castanha de caju, e boto o trem na geladeira. Uma hora, uma hora e meia de geladeira e já começo a pecar.

Amém nóis tudim.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 2 comentários

  1. Stella

    Putzzz, meu celular sumiu, será que os filhos racharam o bendito na hora da fome? Eu também mando sanduba na molecada,miojo se for o caso e não deixo tocar em nadaaa, enquanto isso o cheiro da comida se espalha pela casa, pensando bem é uma bela tortura e de vez em quando eles bem que merecem rsrsrsrs….

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.