UVAS BRANCAS

Chardonnay – Uva originária da França, das regiões de Borgonha e Champagne. Conhecida como a Rainha das Uvas Brancas e muito utilizada na elaboração dos famosos vinhos da Borgonha e, juntamente com a Pinot Noir, na elaboração dos nobres Vinhos Espumantes de Champagne. No Brasil é bem adaptada ao solo e ao climada Serra Gaúcha, apresentando uma ótima maturação. É uma variedade precoce suscetível aos efeitos das geadas tardias.

Seu vinho apresenta características de paladar e aroma acentuados, lembrando frutas como maçã e pêra. Equilibrado, refletindo com elegância e frescor o caráter da uva. 

Trebiano – excelente variedade de uva originária, provavelmente,do Vale de Trebbia, na região de Emilia-Romagna, na Itália. O Trebiano Toscano é uma das cepas mais importantes na composição do mundialmente famoso Chianti. Na província de Verona, Itália, a uva Trebiano é utilizada na elaboração do Vinho Branco Soave desde 1300. Na França, para onde emigrou, é cultivada com o nome de Saint Emilion e também Ugni-Blanc, onde é utilizada como base para a elaboração do Conhaque (Brandy). Na Serra Gaúcha, é cultivada desde os primórdios da Imigração Italiana, tendo encontrado um micro-clima propício que lhe confere características e aptidões excepcionais e peculiares.

Seu vinho é admirávelmente leve e delicado, com bouquet sutil e com frescor agradável.

Riesling Itálico – Existem citações que a Riesling Itálico, também conhecida como Walchriesling, seria originária da região de Champagne, na França, onde teria sido levada para a Austria, Hungria e Itália. No Brasil, destaca-se como uma das variedades brancas mais importantes. Bastante difundida na Serra Gaúcha, faz parte da história dos Vinhos finos brasileiros, pois foi a primeira casta nobre a ser utilizada na elaboração do vinho Varietal.

Vinho de muita personalidade, bastante agradável ao paladar, com aromas delicados e sutis.

Viognier – Variedade muito antiga que se adapta bem a climas secos e quentes do Vale de Rhône, França. Origina vinhos alcoólicos que apresentam um bom potencial para guarda. Geralmente évinificada com outras uvas. Após 1980, outras regiões da Itália, Califórnia e Argentina começaram a elaborar vinhos brancos 100% desta variedade.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.