O Guega e a competência de Celso Freire!

dsc03666

O Oba apresenta hoje o novo restaurante de um dos melhores Chefs do Brasil. O Guega, do Chef Celso Freire.

Há oito anos, após a conclusão do curso de Chef de cozinha, foram me ofertados vários estágios. Entre eles estava o Restaurante Boulevard, do Chef Celso Freire. E foi a minha escolha. O Celso ministrou as aulas sobre molhos no curso e sempre achei as melhores que tive.

Nos dois meses que fiquei no Boulevard, aprendi a respeitar e valorizar cada ingrediente. Buscar a perfeição em cada prato que era preparado. Desde uma simples entrada até os pratos principais, o carinho ao preparo era sempre uma constante obsessão do Celso.

Lembro um dia que estava picando cebola e chorando…e o Celso me falou: “Pelo menos é por comida…”.

O Boulevard foi um dos restaurantes mais emblemáticos que Curitiba já teve. Um dos primeiros de comida autoral e empratada, o Boulevard alcançou um status de grande restaurante em pouco tempo de vida. Foi o único três estrelas (Guia 4 Rodas) do sul do Brasil, e  entre sete no Brasil inteiro.

Depois de 18 anos de Boulevard, Celso Freire resolveu assumir um caminho que já vinha sendo percorrido de maneira sútil fazia um certo tempo. Um restaurante com o foco na cozinha italiana. Um restaurante onde o cliente possa se sentir em casa.

Assim surgiu o Guega, uma homenagem à cozinheira da família e que levou o Celso a trilhar o rumo da gastronomia.

Neste domingo fui conhecer o Guega. Onde antes reinava o Boulevard, agora reinará um dos restaurantes que, com certeza, alcançará o mesmo patamar.

Primeiro domingo que o Guega abre as portas para o almoço. Restaurante lindo. Alegre e iluminado, um atendimento de primeira e o Guega mostra ao que veio.

dsc03655

Em todos os detalhes, o Guega é fantástico. Uma seleção de pães e antipastos maravilhosos abrem o que será uma experiência gastronômica para ficar guardada na memória. Pasta de berinjela, foie gras, ceviche, escabeche de carne (minha opção, e perfeito), mussarela de búfala entre outras, aguçam o apetite para o que está por vir.

Os pratos do Guega servem (e muito bem) duas pessoas. Neste domingo, minha opção foi a Lasanha de Pato. Os outros pratos da mesa foram um Ravióli de Mussarela de Búfala e um Radichio com presunto cru ao forno.

dsc03657

Excelentes!! A Lasanha de Pato é uma maravilha. E confesso que escolhi porque lembrei do Confit de pato que o Celso prepara, que é inesquecível.

Outra coisa muito bacana do Guega foi o carinho reservado às crianças da mesa. Um prato preparado ao gosto delas, do jeitinho que crianças comem, sem muitos adereços…e servido como gente grande.

dsc03656

Para encerrar um grande almoço, uma deliciosa sobremesa. Entre várias opções as escolhas foram Brownie de Chocolate com Sorvete artesanal de Creme e Taça refrescante de Frutas.

sobremesas-guega

O Guega é um restaurante fantástico. Demonstra toda a competência deste grande Chef. Parabéns ao Celso Freire e o desejo e a certeza que seu novo empreendimento será de novo um dos melhores do país.

dsc03653

Um obrigado especial ao Fernando e à Vanusa, que nos atenderam com uma simpatia e disposição pouco vistos por aí!

Fica a grande dica do Oba!

GUEGA RISTORANTE

Rua Voluntários da Pátria 539    Centro

Curitiba    Paraná

Tel.:  3023 8244

Horário: de seg. a ter. – 12/14 hs e 17:30/23:00

Dom.: até as 15:00

Exibir mapa ampliado

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 11 comentários

  1. Carol

    Orlando,

    Lindas fotos! (não preciso nem dizer que os pratos devem ser maravilhosos, não é mesmo?)
    Agora consigo entender sua ansiedade em ir ao Guega!

  2. M. Alice

    Tudo maravilhoso do começo ao fim. iuhhuuuu

  3. Mônica

    Olá querido! como sempre, só tenho a dizer que seu blog está lindo! Está de parabéns!! Boas festas pra vc e sua família e que 2010 seja um ano próspero e de muitas realizações… continuemos juntos! Abs

  4. Luciano

    Orlando, Parabens pelas matérias sobre o guega, sou luciano um dos cozinheiros de lá, sabe que é sempre bem-vindo, o site esta maravinhosso, fica meu convite a todos para nos visitar no Guega.

    Att: Luciano

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.