Faz tempo que estou para falar sobre isso aqui no Oba, mas estava buscando outras fontes antes de publicar.

Faz uns 6 anos, ganhei de uma supervisora minha, talheres feito a mão que ela comprou na África, quando foi fazer um safári e conhecer os vinhedos de lá.

Super delicados que não tive coragem de usar, na ponta há uma pequena zebrinha esculpida e pintada. Curioso para conhecer?

Elas viraram um quadro, que hoje, na casa nova, mora na minha cozinha:

Desde então, gosto de acompanhar novidades sobre o design de utensílios africanos. O uso de acessórios em madeira é forte no país:

madeira entalhada

Alguns são bem rústicos e os veios da madeira ficam bem evidentes devido ao trabalho manual aplicado a cada uma das peças.

Este jogo é composto por 3 talheres maiores para cozinhar e os dois menores tem o cabo entalhado e são vendidos para servir saladas.

 

Talheres com espinho de porco-espinho

Curiosos também são os utensílios feitos com o espinho do Porco-Espinho.

A beleza do espinho é característica e as aplicações  da peça são as mais interessantes possíveis.

Aqui os cabos são feitos de espinho e metal torcido. Notem que é feito até a ponteira de metal para que possamos dependurar os talheres. Além de bonitos, são decorativos!

talheres exóticos

Se estas peças parecerem muito básicas para vocês, é possível encontrarmos também peças extremamente exóticas.

A parte da concha é feita em resina colorida manualmente, com cabo em madeira com detalhe em couro tingido, o elefante de bronze é inserido na peça de madeira que é usada no cabo.

Infelizmente não achei o nome do artista sul africano que cria estas peças.

Mas nem tudo na África precisa ser de madeira e origem da floresta, e é isto que faltava para compor meu post de hoje:

Chip And Dip Laid Back por Carrol Boyes

Este porta petiscos é de tirar o fôlego, não é mesmo? A peça mede 34cm x 20cm x 28cm, feita em aço cromado pelo artista e designer  sul africano Carrol Boyes.

Inspirado na cultura africana e suas tradicionais formas longilíneas, reflexo da estatura da sua população e sua evidente magreza, ele abusa das formas para criar peças únicas como esta jarra:

Jarra de Água Man – Carrol Boyes

Todas as peças são feitas à mão, com tratamento anti-manchas que garante que as peças possam ir a lava louças e resistam a marcas de digitais.

Quem conhece mais sobre a África, sabe que como no Brasil, e quem sabe até em maior escala, o moderno e o tradicional estejam presentes em todas as esferas, dos costumes as edificações.

Recomendo que visitem o site do artista e conheçam mais do seu trabalho, com certeza vão conhecer um pouco de cada canto da África em seus trabalhos.

Bom domingo pra vocês.

[puregallery exclude=”18513″ order=”asc” orderby=”menu_order”]

Carolina Figueiredo

Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.