Peneire as farinhas para uma tigela redonda funda. Misture o sal.
Misture o fermento com o açúcar na água morna. Deixe agir por 5 minutos, até ficar com aparência de esponja.
Faça uma cova no centro da farinha e despeje a "esponja de fermento". Vá mexendo com as mãos para que tudo se combine. Se ficar muito úmido, coloque mais farinha. Caso fique seco demais, coloque um pouco mais de água. Misture tudo até conseguir uma massa lisa e elástica.
Passe a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada e sove vigorosamente por 10 minutos. Forme uma bola, coloque em uma tigela, cubra com um pano e deixe crescer em local protegido por 1 hora e meia, até que dobre de tamanho.
Retire da tigela e divida a massa em duas partes. Caso queira um pão maior, não divida. Trabalhe em superfície enfarinhada cada pedaço por 5 minutos. Forme duas bolas e coloque na assadeira. Cubra e deixe descansar por 5 minutos. Polvilhe farinha de trigo nos pães e com o auxílio de um estilete faça um corte profundo no centro de cada um. Preaqueça o forno em 250° e coloque a forma, juntamente com um recipiente com água.
Deixe assar por 30/35 minutos. Quando estiver assado, ao bater na base do pão, deve produzir um "som oco". Deixe esfriar e sirva.