Imprimir

Baguete Francesa

Tempo de Preparo 2 hours
Cook Time 30 minutes
Tempo Total 2 hours 30 minutes
Porções 3 baguetes

Ingredientes

  • 500 g mais se necessário Farinha de trigo
  • 15 g Fermento fresco biológico
  • 400 ml Água morna
  • 2 colheres chá Sal
  • Suficiente para untar Manteiga

Instruções

  1. Dissolva, esfarelando o fermento em uma tigela pequena com 4 colheres (sopa) de água. Deixe descansando por 5 minutos.
  2. Coloque a farinha (já com o sal) em uma superfície de trabalho e abra um buraco grande no meio. Coloque o fermento e a água restante. Misture bem com os dedos. Vá juntando farinha sempre que for preciso.
  3. Vá trabalhando a massa, abrindo e fechando e adicionando um pouco de farinha se necessário, até obter uma massa elástica. Sove por mais 5 minutos, forme uma bola e coloque em uma tigela untada com manteiga derretida. Cubra com um pano de prato úmido e deixe crescer em lugar quente por 1 hora e meia, até triplicar de volume.
  4. De novo vire a massa para a superfície de trabalho levemente enfarinhada e sove por mais 1 minuto. Volte para a tigela, cubra com o pano e deixe crescer por mais 1 hora, até dobrar o volume.
  5. Após este tempo, volte a massa para a superfície de trabalho e amasse por 10 segundos. Divida a massa em três pedaços iguais. Comece a formar as baguetes, enrolando com as mãos, para formar um cilindro.
  6. Coloque um pano de prato enfarinhado em uma forma e coloque as baguetes em cima. Cubra com o próprio pano e deixe crescer por mais uma meia hora.
  7. Aqueça o forno e na base coloque uma bandeja. Role as baguetes para a forma, retirando o pano que as encobria e faça 3 talhos em cada (com uma faquinha afiada) no sentido longitudinal. Leve ao forno, colocando uns 10 cubos de gelo na bandeja abaixo. Isto criará vapor, deixando a casca da baguete crocante.
  8. Deixe assar por 25/30 minutos. O pão deve emitir um som oco quando batido e deve estar crocante, quando pressionado.
  9. Deixe esfriar completamente e sirva.
  10.