Testardi Syrah 2018, o segundo lendário da Miolo

 Ícone do Vale do São Francisco traz a máxima expressão da variedade em território brasileiro

O segundo rótulo da série The 2018´s Seven Legendaries of Miolo – os Sete Lendários” vem do nordeste brasileiro, onde a Miolo transformou o sertão em vinho. Elaborado com uvas cultivadas nas terras áridas do agreste da Bahia, o Testardi Syrah 2018 é a expressão máxima desta variedade em terras brasileiras. As 15 mil garrafas estão prontas para serem apreciadas pelo mercado consumidor. Este vinho é mais um lendário que chega para testemunhar o que o enólogo Adriano Miolo afirma: “2018 é a melhor safra da história da Miolo. Por isso, estamos lançando The 2018´s Seven Legendaries of Miolo – os Sete Lendários”, brinda.

O Testardi Syrah 2018 é o ícone da Miolo no Vale do São Francisco. Este vinho obedeceu um processo de elaboração totalmente diferenciado. Começou com o desengace manual, sem esmagamento da uva. De uma rápida estada de cinco dias em tanque de aço inox, seguiu para barricas de carvalho francês por gravidade, onde ocorreu a fermentação alcoólica e malolática espontânea com a presença das cascas. Depois da prensagem, o vinho passou por um amadurecimento em barricas novas de carvalho francês por 12 meses. O resultado é um vinho inusitado, surpreendente. Suas uvas, alimentadas pelo Velho Chico, são cultivadas pela Miolo na Vinícola Terranova, em Casa Nova (BA).

Um fato curioso é o nome dado a este vinho. Testardi é um termo italiano que significa teimoso e remete à obstinação e persistência. E é justamente isso que transmite, mostrando ao mundo que é possível cultivar uvas e fazer um grande vinho neste local inóspito, abençoado pelo Velho Chico, que alimenta os vinhedos em meio ao semi-árido. Com o Testardi, a Miolo tem a prova viva de que é possível fazer vinho tinto de alta qualidade no Nordeste brasileiro. Lá, uma estrutura composta por cantina, cave subterrânea, engarrafamento, destilaria, sala de degustação e varejo, dão suporte a duas safras anuais, possíveis graças à irrigação pelo sistema de gotejamento com as águas do Rio São Francisco. “Nos vinhedos que cultivamos aqui na Bahia, colhemos não apenas uvas, mas a força de famílias que vivem cada safra vislumbrando um futuro melhor. E é justamente esta cultura que queremos multiplicar com cada pessoa que abre uma garrafa que guarda o terroir do nordeste brasileiro”, ressalta o diretor.

De 2001 para cá, a Miolo alcançou 200 hectares plantados somente no nordeste e uma indústria que transforma a uva em vinhos, espumantes, suco de uva e destilados chegando a uma produção de 4,5 milhões de litros por ano.

O vinho

De coloração violácea profunda, traz aromas de frutas vermelhas maduras tipo morango e ameixa preta, além de notas mescladas com gengibre, noz moscada e nuances defumadas. No paladar, é altamente estruturado e de médio volume em boca. Muito equilibrado e untuoso, tem acidez refrescante e longa persistência. Sua temperatura ideal para degustação é de 16 a 18º C.

O forte gosto da carne de bode do Nordeste, o barreado e também a famosa feijoada carioca, harmonizam muito bem com o Testardi Syrah 2018, que também combina com carnes como fraldinha, maminha, bife de ancho, filé mignon e demais carnes vermelhas grelhadas, só temperadas com sal. Carnes de carneiro, buchada de bode, carne de sol, carne de porco, cupim, picanha com a capa de gordura também harmonizam com o vinho. Acompanha um bom e típico churrasco brasileiro.

Os Sete Lendários

A Safra 2018 será compartilhada na taça através do lançamento dos  ‘Sete Lendários’ da Miolo. The 2018´s Seven Legendaries of Miolo. Os sete grandes vinhos serão lançados ao longo do primeiro semestre de 2020. São rótulos ícones das quatro regiões onde a marca está presente com vinhedos e unidades de produção: Miolo – Vale dos Vinhedos (RS), Terranova – Vale do São Francisco (BA), Fortaleza do Seival / Candiota – Campanha Meridional (RS) e Almadén / Santana do Livramento, Campanha Central (RS).

 

Espumantes da Salton são preferência no Rio Grande do Sul

Pela 14ª vez, marca é a mais lembrada entre os gaúchos, de acordo
com pesquisa divulgada hoje

A Salton conquista pela 14ª vez a liderança entre as marcas mais lembradas na categoria “Espumantes”, segundo a pesquisa Marcas de Quem Decide, que revelou resultado ontem (11/03), em Porto Alegre. O estudo, que está em sua 22ª edição, é realizado pelo Instituto Qualidata em parceria com o Jornal do Comércio, no Rio Grande do Sul, junto a gestores empresariais e profissionais liberais, distribuídos nos principais municípios com participação igual ou superior a 0,5% do PIB gaúcho. O projeto é uma referência no mercado por sua credibilidade e qualidade e avalia simultaneamente índices de lembrança e preferência de marcas em 100 setores da economia.

Em âmbito nacional, os espumantes da Família Salton seguem como líderes de mercado. De acordo com dados de pesquisa da Nielsen, dos 16,3% de crescimento registrados no consumo de espumantes no Brasil, os rótulos da Salton representam 28%.

Site: www.salton.com.br

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