Costelas asiáticas com salada de ervas: Uma receita para tirar a panela de pressão do armário

O que vem à mente quando você pensa em cozinhar com uma panela de pressão? Peças de frango explodindo ou comida voando no teto? Parece loucura que alguém queira desafiar essa fera barulhenta e cheia de vapor.

Mas esses perigos ficaram no passado. As panelas de pressão modernas são silenciosas, muito seguras e fáceis de usar. Neste artigo, separamos uma das nossas receitas favoritas para você perder o medo e comprar uma panela de pressão ou tirar a sua antiga do fundo do armário.

Mas primeiro, por que o cozimento sob pressão é mais rápido do que a maioria dos outros métodos?

A alta pressão aumenta o ponto de ebulição do líquido. A pressão padrão, quando o líquido ferve e se transforma em vapor, mantém o líquido na mesma temperatura, independentemente do tempo que você continuar fervendo. No entanto, você pode aumentar a temperatura além do ponto de ebulição adicionando pressão. Assim, a comida cozinha mais rapidamente sob pressão usando o vapor quente extra.

A alta pressão também força o líquido quente extra na comida. Imagine colocar a mão sobre água fervente e compare com colocar a mão no forno. O vapor é o que queima mais rapidamente porque é muito eficiente na transferência de calor. Com o cozimento sob pressão, é como se houvesse uma força extra empurrando essa energia térmica alta e rápida para dentro dos alimentos. É por isso que a comida cozinha mais rápido que o normal.

Vamos, então, a uma receita deliciosa para te animar a tirar a panela de pressão do armário:

Costelas asiáticas com salada de ervas

Ingredientes:

Um pedaço grande de gengibre picado

Um pacote grande de coentro, com talos e folhas separados

1 cebola roxa picada

3 dentes de alho amassados

1 colher de sopa de óleo vegetal

4 costelas de boi

1 colher de chá de açúcar refinado

1 colher de sopa de shoyu

50ml de molho de ostra

500ml de caldo de galinha

Anis estrelado

2 colheres de sopa de vinagre de vinho de arroz preto chinês

Arroz basmati cozido, para servir

Para a salada de ervas:

1 pimentão vermelho tailandês picado

Folhas de coentro (do pacote acima)

Folhas pequenas de hortelã

1 chalota, cortada em fatias finas

Suco de 1 limão

1 colher de chá de molho de peixe tailandês

Modo de preparo:

Em uma mini picadora, faça uma pasta com o gengibre, os talos de coentro, cebola e alho e reserve. Aqueça o óleo na panela de pressão e doure bem a carne por todos os lados e remova-a. Frite a pasta por 2-3 minutos com 1 colher de chá de açúcar refinado. Retorne as costelas para a panela e adicione o molho de soja, anis estrelado, molho de ostra e caldo de galinha suficiente para cobrir as costelas.

Leve para ferver, tampe e leve à alta pressão. Cozinhe por 45 minutos e depois libere a pressão lentamente. Retire a tampa, adicione um pouco de vinagre e retire as costelas da panela. Cozinhe o molho até ficar reduzido e com sabor intenso. Enquanto o molho estiver fervendo, misture os ingredientes da salada. Sirva cada costela sobre um pouco de molho, e cubra com uma pilha de salada e arroz ao lado.

Importante: Liberando a pressão

Existem três maneiras de liberar o vapor da panela de pressão: a) retirando-o do fogo e liberando-o em seu próprio tempo b) girando uma válvula de liberação de pressão – use luvas de forno para isso, pois o vapor sairá quente e c) colocar a panela de pressão sob uma torneira fria. A primeira opção é ideal para pratos como caçarolas, onde estão envolvidos longos tempos de cozimento. A segunda opção é adequada para pratos que não são delicados e a terceira para pratos como peixe e legumes, onde pode ocorrer cozimento excessivo. Essas duas últimas opções economizam tempo.

Nunca force a tampa para abrir, já que as panelas de pressão modernas têm um recurso de segurança que impede a abertura da tampa. Não o toque ou você pode se queimar. Se você estiver com pressa, coloque a panela sob a torneira fria até que o indicador de pressão caia e a tampa se solte facilmente.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu