Temporada de caranguejo bombando

A temporada de caranguejos, que se iniciou no dia 1 de dezembro e vai até dia 15 de março, continua fazendo a alegria dos fãs por aqui. Não é para menos. Ficar horas comendo com toda a paciência acompanhado de boas companhias é realmente uma delícia. Festa também para as poucas peixarias que comercializam caranguejo aqui em Curitiba. Com a dúzia custando por volta de R$ 30,00, é só encomendar e escolher se quer vivo, limpo e com a carapaça ou limpo e sem a carapaça, que é sempre a opção que escolho.

Para temperar a água do cozimento existem inúmeras receitas. Cada um tem seu jeito e seu segredo. Eu vou na maneira mais tradicional. Um maço de cheiro verde, 2 cebolas em quartos, meia cabeça de alho com a casca, 2 folhinhas de louro, sal e uma latinha de cerveja é o que uso para um caldeirão. Esquento a água até a fervura e mergulho os caranguejos. Em 30 – 40 minutinhos estão prontos para serem devorados.

Para acompanhar, molho vinagrete simples (tomate, cebola, cheiro verde, sal, óleo e vinagre), alguma saladinha (adoro pepino em rodelas finas) e um feijão bem temperadinho. Panos, tabuinhas e martelinhos são acessórios que não podem faltar. Cerveja e caipirinha completam tudo, além de bons amigos e uma boa música, claro.

Claro que se você não tem muita paciência e panelas grandes para preparar este festim em casa, Curitiba oferece bons restaurantes que servem a iguaria, sendo que a grande maioria deles cobra por pessoa. Eu indico dois: a Pizzaria Sforno (sim, uma pizzaria que serve rodízio de caranguejos) e o Trinity Gastronomia e Arte. Ambos são caprichosos em tudo o que fazem. Por falta de argumentos (ou excesso deles) é que você não deixará de aproveitar esta curta temporada deste crustáceo tão saboroso.

Saiba mais sobre a Sforno Pizzaria e sobre o Trinity Gastronomia e Arte.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

1 Comentário

  1. […] normal de todas as Caranguejadas é que alguns sobrem. Nunca acertamos quanto dada um vai comer e acabamos jogando o cálculo para […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: