Sopas e vinhos: chef ensina receita para aquecer o inverno

A dica da chef Janaina Rickmann é um delicioso creme de abóbora com lascas de queijo de cabra, acompanhado de um bom vinho para harmonizar.

O inverno chegou. E nada melhor do que um delicioso prato de sopa para aquecer a estação mais fria do ano. Práticos e saborosos, os caldos conquistam o paladar de todos e ainda são ótimas opções para serem acompanhados de um bom vinho.

Pensando nisso, a chef Janaina Rickmann, da Enoteca Decanter Blumenau, ensina a receita de um delicioso creme de abóbora com lascas de queijo de cabra. Para harmonizar com o caldo, o sommelier Sidney Lucas sugere um tradicional vinho tinto. A dica do sommelier é apostar no rótulo Arrogant Frog Pinot Noir Lily Pad 2017. “O vinho possui a presença de frutas vermelhas maduras, especiarias e ervas. Envolvente pela textura sedosa, o rótulo apresenta taninos leves”, diz.

Ingredientes

1 abóbora cabotiã inteira

1 cebola branca

2 dentes de alho

1 alho-poró

1 talo de salsão

2 folhas de louro

1 anis estrelado

2 colheres de azeite de oliva

sal e pimenta a gosto

2l de água

200g de queijo de cabra em lâminas

Modo de preparo

Aqueça o forno a 200 graus e asse a abóbora cabotiã inteira e com casca. Asse por 30 minutos, retire do forno e deixe esfriar. Quando esfriar, abra a cabotiã ao meio e retire as sementes. Com uma colher retire toda a carne e reserve.

Aqueça uma panela e refogue a cebola, salsão, alho-poró e o alho amassado, acrescente o purê de abóbora, o anis estrelado, folhas de louro, o sal e a pimenta. Acrescente 2l de água e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo.

Leve toda porção para o liquidificador e triture. Volte para a panela e aqueça novamente por 4 min. Sirva em cumbucas com lascas de queijo de cabra.

Lisiele Dieterich Horn

Sou uma aventureira das artes, curiosa por história e lugares. Já morei na Alemanha, onde pude explorar o gosto por viagens e tudo que a envolve: boa comida, bons vinhos e lugares que instigam a nossa imaginação. Sempre explorando o universo gluten-free, e adaptando minha jornada a este novo ingrediente da vida.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu