Minestrone OBA

Como anunciado, a temperatura aqui pelo sul do Brasil despencou. Despencou de uma maneira indescritível. Nevou em Curitiba depois de 38 anos, assim como em mais 69 cidades deste canto do Brasil. Florianópolis ficou com suas montanhas parecidas com os Alpes. Uma onda de frio que só poderia acabar em sopa. E sopa no almoço e no jantar, para aquecer o dia inteiro.

Para dias assim,  a sopa te

Ver Receita de Minestrone do OBA

Mingau de Bugre (Sopa de fubá)

Mingau de bugre. Assim minha avó chamava esta sopa com ingredientes simples, que me acompanhou uma infância inteira. É incrível como uma comida até sem graça pode permanecer na memória da gente por tanto tempo, uma vida, eu diria.

Ver Receita de Mingau de Bugre

Língua de Boi

Não é uma unanimidade. Muita gente não gosta (e às vezes, nunca provou). Mas, eu garanto: uma língua bem feita é uma iguaria. É como Dobradinha, outro prato  de minha preferência, que muita gente não gosta também.

Ver Receita de Língua de Boi

Lasanha à Bolognesa

Durante esta semana, as matérias do OBA serão escritas em Bento Gonçalves. Semana da Noite de Gala dos Vinhos e Espumantes Premiados, que terei o prazer de comandar a fantástica equipe de cozinha do Hotel Dall’Onder.

E no primeiro dia  nesta  linda cidade, fui presenteado por minha querida Chef Claudia Habas com uma Lasanha à Bolonhesa de próprio punho. Lasanha que divido com vocês. Podem saber, é deliciosa.

Ver Receita de Lasanha á Bolonhesa

Cozido OBA

Curitiba tem uma característica: qualquer esfriadinha no clima já vira pretexto para sopas, fondues e, no meu caso, cozidos, claro. Sou fã deste prato tão reconfortante. Gosto de passar horas vendo o cozinhar de cada ingrediente. Adoro preparar o pirão quando tudo está pronto, já na hora de servir.

Ver Receita de Cozido OBA

Dobradinha com Feijão Branco

Dobradinha é um daqueles pratos que não conhece um meio termo…não existe “gosto mais ou menos…”  Aliás, como todo prato que leva miúdos. Os brasileiros, salvo excessões, não são apreciadores de miúdos. Acredito que isto se deva ao fato de não termos tido guerra em nosso território. Os europeus, por este fato e pelas privações que passaram durante os períodos de guerra, são bem mais abertos a comidas digamos “estranhas”. A Dobradinha é o prato tradicional da cozinha do norte de Portugal, denominado Dobrada à moda do Porto.

Ver Receita de Dobradinha com Feijão Branco

Galinha Caipira com Polenta

Um dos pratos mais representativos da região sul do Brasil é sem dúvida nenhuma Galinha com Polenta. Introduzido na região pelos imigrantes italianos que aqui aportaram por volta do ano 1874, esta delícia ganhou a simpatia de todos os habitantes e hoje frequenta as mesas das várias etnias que formaram este canto do país.

Ver Receita de Galinha Caipira com Polenta

Molho de Pimenta da Avó

Minha avó foi uma grande cozinheira, como sempre cabe às avós. Lembro de quase tudo o que fazia. Comida sem pressa, feita no fogão de lenha. Comida de dia inteiro.

Ver Receita de Molho de Pimenta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu