Água Doce ensina como preparar hambúrguer vegano em comemoração ao dia mundial do veganismo

O dia mundial do veganismo é comemorado no dia 1º de novembro. Celebrado desde 1994, a temática foi criada para homenagear o 50º aniversário da invenção dos termos vegano e veganismo e a fundação The Vegan Society. Para comemorar o dia, a Água Doce ensina como preparar um hamburger vegano que leva feijão branco, alho-poró e espinafre.

HAMBÚRGUER VEGANO

Ingredientes:

200g de feijão branco
300g de espinafre
100g de alho-poró picadinho
30g de cebola bem picadinha
½ pimentão vermelho cortado em pedaços bem pequenos
2 colheres de (sopa) de azeite de oliva
2 colheres de (sopa) de salsa
1 colher de (chá) de coentro
½ colher de (café) de sal e pimenta do reino
1 colher de (chá) de páprica doce

Modo de Preparo:

Deixe os feijões branco de molho, pelo menos, por 3 horas para hidratar bem. Depois, escorra toda a água. Coloque os feijões em uma panela de pressão com água nova passando uns 2 dedos acima do feijão.
Leve ao fogo alto e quando a água começar a ferver, diminua o fogo para médio, tampe e deixe cozinhar por 30 minutos, aproximadamente. É importante que os feijões estejam bem cozidos a ponto de amassar com os dedos.
Após o cozimento, escorra toda a água e amasse os feijões até virar um purê.
Em seguida separe e lave as folhas de espinafre, cozinhe no vapor por alguns minutos. Depois aperte com as mãos para que soltem o excesso de água. Após, pique bem picadinho e misture com o purê de feijão.
Em uma panela ou frigideira, coloque o azeite de oliva, refogue a cebola cortada em cubos finos e o alho poró. Depois de dourado, desligue o fogo tempere com sal, pimenta e páprica.
Misture o refogado com o purê de feijão e espinafre. E, por último, adicione a salsa e o coentro picadinho.
Agora é hora de dar forma ao hambúrguer vegano. Se preferir pode utilizar um aro modelador.
Leve os hambúrgueres no forno a 180ºC, em um tabuleiro ou assadeira previamente untada com um pouco de azeite de oliva, até que estejam bem dourados de ambos lados.

Tempo de preparo: 2h
Rendimento: Aproximadamente 6 hambúrgueres de 100g
Fonte: Água Doce Sabores do Brasil – www.aguadoce.com.br

Lisiele Dieterich Horn

Sou uma aventureira das artes, curiosa por história e lugares. Já morei na Alemanha, onde pude explorar o gosto por viagens e tudo que a envolve: boa comida, bons vinhos e lugares que instigam a nossa imaginação. Sempre explorando o universo gluten-free, e adaptando minha jornada a este novo ingrediente da vida.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.