Torne o dia a dia na cozinha em oportunidade de aprendizado para os filhos

Saiba ainda como os pequenos podem ajudar no preparo de uma receita: a Baked Potato Tirolez

Com a necessidade de isolamento social e as crianças em casa, é preciso ter muita criatividade para mantê-las entretidas e em desenvolvimento. Que tal trazer aprendizado para dentro da cozinha, ambiente em que se estimula a leitura de receitas, um pouco de matemática e até mesmo a consciência sobre o cuidado com os alimentos para evitar o desperdício?

A convivência na cozinha pode até mesmo criar laços memoráveis entre pais e filhos.  Mas você sabia que há uma determinada idade para que as crianças possam participar da preparação das refeições da família? A Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, dá dicas importantes sobre como as crianças podem participar na preparação da receita de acordo com a sua idade:

  • A partir de 2 anos: já se pode colocar alimentos em uma tigela, amassar a massa, pegar e lavar frutas e legumes, além de misturar a massa do bolo (com supervisão);
  • A partir de 4 anos: é possível passar manteiga no pão (usar faca de plástico), montar pizzas e lanches, descascar ovos e arrumar a mesa;
  • A partir dos 7 anos: já é hora de colaborar com a lista do supermercado, medir ingredientes, usar o micro-ondas para aquecer os alimentos, usar o ralador e descascador, lavar louça, guardar as compras e temperar a comida;
  • A partir de 10 anos: é o período ideal para seguir uma receita, utilizar facas e usar o fogão (com supervisão), escolher o cardápio, fazer um bolo e preparar pequenas refeições.

Dessa forma, o aprendizado, as risadas e momentos valorosos em família estão garantidos. Para ajudar você nessa missão de mestre cuca com os pequenos, a Tirolez sugere uma receita prática e fácil. A Baked Potato Tirolez pode ser incrementada com arroz branco para uma refeição ainda mais completa e nutritiva.

Aproveite as dicas para passar mais tempo com os filhos e criar momentos únicos.

Baked Potato Tirolez

Ingredientes:
5 batatas inglesas com casca
1 embalagem de Creme de Ricota Light Tirolez
4 toletes de palmito bem picados
1 xícaras (chá) de ervilhas frescas cozidas no vapor
1 pedaço (30 g) de Mussarela Tirolez em lascas (na parte maior do ralador convencional)
1 pitada de sal
Pimenta-do-reino branca moída a gosto

Modo de Preparo:
– Embrulhe as batatas em papel-alumínio e leve-as ao forno alto por 30-40 minutos, até que fiquem macias.
– Desembrulhe as batatas, faça um corte na metade, sem que as metades se separem. Pressione as duas pontas das batatas, fazendo com que a fenda se abra e retire uma colherada da polpa de cada uma das batatas para que caiba o recheio.
– Faça uma mistura com o Creme de Ricota Light Tirolez, o palmito e as ervilhas. Tempere com sal e pimenta. Em seguida, recheie as batatas com o creme.
– Por fim, salpique cada batata com as lascas de Mussarela Light Tirolez e leve as batatas ao forno médio, até que o queijo derreta e doure levemente.
– Sirva em seguida.

Dica nutricional:
Batata assada e recheada com queijo cremoso! Quentinha, macia e saborosa. A receita tem alto teor de proteínas, que promovem a saciedade e são os principais componentes estruturais de todas as células do corpo. A receita tem fibras alimentares, que também participam dos mecanismos de saciedade e auxiliam no bom funcionamento intestinal. Experimente consumir a casca da batata assada, onde se encontra boa parte das fibras.

Rendimento: 5 porções
Tempo de Preparo: 1 hora

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.