O Raclete do Empório Dona Pona

Obaloia – Curitiba
8 de outubro de 2018
Mostra Internacional de Cinema “Nossa Terra”: Cultura e Alimentação.
10 de outubro de 2018
Mostrar todos

Você conhece Raclete? Caso não conheça, está na hora de provar esta maravilha. Mesmo com o tempo esquentando e o Raclete ser um prato consumido mais no inverno, assim como o Fondue, para mim é uma daquelas coisas que não tem hora para saborear. E foi com este espírito que no sábado passado fui experimentar o Raclete do Empório Dona Pona.

Raclette (em português: ‘pequeno rodo’) designa uma preparação culinária de queijo assemelhada ao fondue. Posteriormente, passou a designar também o queijo utilizado nessa preparação.

O raclette (no masculino) é um tipo de queijo de consistência média feito à base de leite de vaca cru. É originário do cantão do Valais, na Suíça, mas, atualmente, queijos pasteurizados para raclette são fabricados em vários cantões da Suíça, bem como em diversas regiões da França (Auvergne, Savoie, Franche-Comté e Bretagne), no Québec e na Austrália.

No cantão de Valais, o hábito de consumir queijo derretido é registrado pelo menos desde o século XVI. O primeiro registro escrito da palavra raclette, aplicado ao queijo do mesmo nome, aparece em 1874.

O termo raclette deriva do verbo francês racler, que significa raspar. Na sua preparação, a superfície do queijo é aquecida e, à medida que derrete, é raspada sobre os pratos dos comensais. Vários acompanhamentos podem ser utilizados, como batata inglesa, pickles e embutidos, como presunto cru, lombo defumado, salame, copa, etc. (Wikipedia)

Para preparar o Raclete é necessário o uso de uma racleteira. Atualmente é possível encontrar este equipamento nos mais diversos tamanhos, materiais e preços. A que o Empório Dona Pona utiliza é própria para queijos em meia lua.

Pensa em um prato com uma quantidade prá lá de generosa de queijo derretido na hora derramado em cima de batatas coradas e pão de fermentação natural levemente tostado. Guarnecendo tudo, um delicioso relish de pepino.

Irresistível, não é? Pois é isto que você encontra aos sábados no Empório Dona Pona. Junte a esta delícia o charme do lugar e a simpatia da Gabriela e do Robson, seus proprietários, sendo o Robson o chef responsável. Tem programa melhor? Lembre-se que é apenas aos sábados, mas nada impede que você dê uma ligada e pergunte da possibilidade de servir em outro dia.

Visite o Site do Empório Dona Pona.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: