Mingau de Bugre (Sopa de fubá)

Mingau de bugre. Assim minha avó chamava esta sopa com ingredientes simples, que me acompanhou uma infância inteira. É incrível como uma comida até sem graça pode permanecer na memória da gente por tanto tempo, uma vida, eu diria.

Ver Receita de Mingau de Bugre (Sopa de fubá)

Minestrone OBA

Como anunciado, a temperatura aqui pelo sul do Brasil despencou. Despencou de uma maneira indescritível. Nevou em Curitiba depois de 38 anos, assim como em mais 69 cidades deste canto do Brasil. Florianópolis ficou com suas montanhas parecidas com os Alpes. Uma onda de frio que só poderia acabar em sopa. E sopa no almoço e no jantar, para aquecer o dia inteiro.

Ver Receita de Minestrone OBA

Caldo Verde

Prato típico em todo Portugal, é na região do Minho que poucos ingredientes produzem uma das mais saborosas sopas lusitanas!

Ver Receita de Caldo Verde

Sopa de Capeletti Turbinada

O outono começou hoje e por aqui veio com ares de inverno. Nos últimos dias a temperatura caiu bastante e quando isto acontece a solução é aquecer corpo e alma. Para isto, nada melhor que uma boa sopa. Não que eu ache que sopas devam ser tomadas apenas em dias frios, muito pelo contrário. Sou um fã de sopas. Para mim, todos os restaurantes deveriam ter sua “sopa do dia”, independente da temperatura.

Ver Receita de Sopa de Capeletti Turbinada

Sopa de Feijão

A Itália é pródiga na mistura de massa e feijão. São centenas de variações. Encontrada em todas as regiões da Bota, esta sopa varia desde o simples caldo de feijão até o purê cremoso, cheio de grãos e massinhas.

Esta versão é minha favorita. Uma sopa cremosa, nem rala nem grossa, com o sabor realçado pelo acréscimo de mirepoix (salsão, cenoura e cebola) e bouquet garni (amarrado de ervas).

Ver Receita de Sopa de Feijão

Sopa de Capeletti ou Agnolini como em Pato Branco

Pato Branco, cidade do sudoeste do Paraná, tem duas preciosidades gastronômicas: os salames produzidos na região e a Sopa de Agnolini. Quando estive por lá, a alguns anos atrás, pude provar dos dois. Onde quer que fosse, encontrava o salame e, como era inverno, a sopa fazia parte da mesa da grande maioria dos moradores.

Ver Receita de Sopa de Capeletti ou Agnolini como em Pato Branco

Stracciatella com Espinafre e Repolho

Dia cinza, frio, chuvoso e preguiçoso! Só podia acabar em sopa…e de preferência em uma sopa de preparo fácil, como a que o Oba traz hoje: a Stracciatella!

Do italiano Stracciato, “reduzir em partes” “flocado”, é uma sopa italina de flocos ou gotas de ovos, ou como é normalmente mencionada sopa à moda de Roma. É uma iguaria muito popular na Marcelia e Emilia Romana.

Ver Receita de Stracciatella com Espinafre e Repolho

Creme de Abóbora, Cenoura e Cogumelos

Se sopas são reconfortantes, sopas cremes são o supra sumo do confort food. Com sua textura aveludada, elas caem bem em qualquer ocasião. No inverno são imbatíveis. Combinar ingredientes com estes cremes é uma das delícias que a gastronomia nos proporciona.

Esta receita de hoje é uma daquelas para se guardar. Simples e rápido, Creme de Abóbora, Cenoura e Cogumelos é uma das melhores sopas que você pode imaginar. Aproveite que a abóbora está com um preço bom demais e prepare esta maravilha!

Ver Receita de Creme de Abóbora, Cenoura e Cogumelos

E um bônus, Sopa de Limão (Avgolemono)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu