Goujons

Segunda feira é brabo. Mas, às vezes acontece algo que muda o dia. Foi o caso desta última segunda. Quando já tinha dado o dia como perdido, minha cunhada Leila Scheffer me chamou para uma happy hour em sua casa (o melhor, ao lado da minha).

Pronto…tudo começou a melhorar. Dia bonito de sol, fim de tarde gostoso e no cardápio, iscas de peixe, ou goujons (petiscos). Um limão, uma cerveja escura, e a festa está feita.

Ver Receita de Goujons

Lambari Frito

Estou passando o feriado de Páscoa na Pousada Hakuna Matata, um dos lugares mais lindos e agradáveis que conheço.

No pé da Serra do Mar, tendo de um lado o Rio Nhundiaquara e do outro o Conjunto de Montanhas Marumbi, é de uma beleza de tirar o fôlego. Este lugar encantado será o tema do OBA Gastronomia de amanhã. Hoje o assunto é outro.

Ver Receita de Lambari Frito

Lombo de Pirarucu envolto em Presunto Parma sobre Creme de Milho

Hoje trago uma receita inspirada em um de meus Chefs prediletos, Gordon Ramsay. Em seu livro Segredos de Gordon Ramsay, aparece uma receita que me chamou atenção: Tamboril envolto em Presunto Parma sobre Repolho Savoy Cremoso.  Resolvi passar para vocês com um toque mais brasileiro.

Ver Receita de Lombo de Pirarucu envolto em Presunto Parma sobre Creme de Milho

Moqueca de Peixe - Alegria dividida

Cozinhar é compartilhar estados de espírito, principalmente quando cozinhamos em  casa. Cozinhar para pessoas que queremos bem requer mais que técnicas e tempos de cozimento. Requer carinho e um sem pressa de servir, querer aproveitar todo os momentos que antecedem o prato pronto.

Ver Receita de Moqueca de Peixe

Ostras

Hoje trago uma de minhas comidas favoritas: Ostras! Sou um aficcionado por estas “pedras”. Quando encontro frescas tenho que comprar, como foi o caso hoje!

Ver Receita de Ostras

Paella Valenciana

Domingo, recebo familiares e amigos para comemorar meu aniversário! O prato que escolhi foi a Paella… um prato único, cujo trabalho fica em seu preparo, mas que depois te deixa à vontade para um bate papo! Passarei a receita de como eu faço a Paella Valenciana…um pouquinho mais complicado do que muita gente costuma fazer, mas com um resultado muito bom!

Ver Receita de Paella Valenciana

Punheta de Bacalhau - Patrimônio de Portugal

Apesar de seu nome um tanto estranho, a Punheta de Portugal é uma das entradas que mais faz sucesso no país lusitano. De preparo bastante simples, seu sabor acentuado  é uma delícia, sendo normalmente servida com pão. Como muitos pratos maravilhosos que conhecemos hoje, este também tem origem humilde. Vem dos tempos medievais, onde os viajantes não tinham muitas condições de preparo, sendo o peixe seco uma das bases de sua alimentação. Vale a pena seu preparo. Com certeza seus convidados irão agradecer, depois de se divertirem com o nome, claro.

Ver Receita de Punheta de Bacalhau

Salada de Bacalhau

O OBA Gastronomia de hoje traz uma sugestão fantástica para vocês prepararem em um almoço mais festivo. Uma Salada de Bacalhau para comer rezando, como falam. Esta que preparei foi servida em um almoço onde o prato principal foi Cassoulet. O contraste entrada/prato principal ficou delicioso.

Ver Receita de Salada de Bacalhau

Sardinha na Brasa - Aprenda a preparar esta delícia lusitanal

Sardinha na Brasa é um dos mais representativos pratos da culinária portuguesa. É incrível como algo tão simples ganhou adeptos no mundo inteiro. No sábado, aqui por casa, foi um dia dedicado a Portugal. Claro que a Sardinha na Brasa não poderia faltar. O preparo ficou sob a responsabilidade de meu amigo Roberto Franco (marido da Regina Franco, colaboradora frequente do OBA Gastronomia), que caprichou e bem.

Ver Receita de Sardinha na Brasa

Strogonoff de Camarão

O Oba taz hoje uma das inúmeras variações criadas a partir da palavra russa Stroganov: o strogonoff de camarão!

Vamos começar pelo fato. Stroganov é um prato de origem russa, hoje conhecido mundialmente. Na sua origem, era muito rústico. Servia de ração para os soldados da Rússia do século XVI. A carne era cortada em nacos e conservada em barris com sal grosso e aguardente. Depois era cozida em creme azedo.

Ver Receita de Strogonoff de Camarão

Lisiele Dieterich Horn

Sou uma aventureira das artes, curiosa por história e lugares. Já morei na Alemanha, onde pude explorar o gosto por viagens e tudo que a envolve: boa comida, bons vinhos e lugares que instigam a nossa imaginação. Sempre explorando o universo gluten-free, e adaptando minha jornada a este novo ingrediente da vida.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu