Pratos permitem praticidade e sofisticação para refeições especiais

Apesar da mudança na forma de celebrar as datas comemorativas, o cardápio dos brasileiros não deve mudar nas festas de fim de ano. Na maioria das mesas, a estrela é a carne suína, que, além de saborosa e de fácil preparo, combina com diversos tipos de acompanhamentos típicos do Natal e Ano Novo. Nos últimos anos, o consumo do produto cresceu nesta época. De acordo com o IBGE, em 2019, o aumento no volume de abate de suínos nos três últimos meses do ano foi de 6,2%, se comparado ao período anterior.

Neste ano, por conta da recomendação de isolamento social, a necessidade de criar momentos especiais e prazerosos sem sair de casa é ainda mais importante para manter a mente e o corpo saudáveis.

Para festejar a chegada de 2021, a Alegra separou uma receita prática, porém sofisticada, com o intuito de levar alegria e bem-estar para os lares. Aproveite a dica e bom apetite!

Ingredientes:

Suco de 3 limões

3 colheres de sopa de azeite

½ cabeça de alho

Pimenta do reino moída na hora a gosto

Louro e alecrim a gosto

Lombo temperado Alegra

Molho

½ cebola roxa em cubos pequenos

400g de manga

¼ de xícara de açúcar

¼ de xícara de vinagre de maçã

1 colher (de sobremesa) de curry e sal

Modo de preparo:

Comece processando o suco de limão com o azeite, o alho, a pimenta do reino, o louro e o alecrim até formar uma pasta. Faça alguns furos na carne, passe a pasta que se formou com os temperos e deixe na geladeira de um dia para o outro.

Para assar, leve a carne enrolada em papel alumínio ao forno preaquecido e em temperatura alta. Depois de cerca de uma hora, retire o papel e deixe ficar bem dourada.

Para o molho, refogue a cebola no azeite, adicione o restante dos ingredientes e abaixe o fogo. Cozinhe, mexendo sempre, até a manga estar completamente desmanchada (cerca de 20 minutos). Transfira para um recipiente de vidro, tampe e deixe esfriar, leve para a geladeira até a hora de servir. Sirva com o lombo.

Lisiele Dieterich Horn

Sou uma aventureira das artes, curiosa por história e lugares. Já morei na Alemanha, onde pude explorar o gosto por viagens e tudo que a envolve: boa comida, bons vinhos e lugares que instigam a nossa imaginação. Sempre explorando o universo gluten-free, e adaptando minha jornada a este novo ingrediente da vida.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.