Azeite extravirgem

Continuando nosso passeio pela Toscana, hoje chega a vez de uma das saladas mais emblemáticas da culinária italiana, a Panzanella. Apesar da simplicidade de seu preparo, a Panzanella é uma das saladas mais preparadas no mundo inteiro, pelo menos na sua essência: pão amanhecido, cebola, tomate, manjericão, azeite, vinagre e sal.

Panzanella

Na sua terra natal, a Panzanella é preparada com a Cebola de Certaldo, que está presente desde a idade média no brasão do município para lembrar Giovani Boccaccio, que no Decamerão afirma que a sua cidade produz “cebolas famosas em toda a Toscana”.

A salada Panzanella aceita inúmeras variações. Com um ou mais ingrediente ela torna-se um prato para um almoço rápido. Atum em óleo, ovos cozidos, frango, salmão defumado, são algumas opções para você incrementar sua Panzanella. Aqui, ao final, eu sugiro frango desfiado e ovo cozido, com a gema ainda mole.

2 de fevereiro de 2016

Panzanella – A salada de pão da Toscana

Continuando nosso passeio pela Toscana, hoje chega a vez de uma das saladas mais emblemáticas da culinária italiana, a Panzanella. Apesar da simplicidade de seu preparo, […]