Duas receitas repleta de nutrientes para os idosos

Comer bem é importante em todas as idades, mas especialmente para indivíduos mais velhos que precisam manter sua força e energia, ao mesmo tempo em que controlam doenças crônicas como diabetes e pressão alta. Como as necessidades calóricas diminuem com a idade, mas as necessidades nutricionais permanecem as mesmas ou até aumentam, é essencial que os idosos obtenham o máximo nutrição possível através da alimentação.

No caso específico de alguns nutrientes, pode ser necessário ir além. É comum que médicos e nutricionistas recomendem suplementos aos maiories, como consumir magnésio em pó, ou vitamina D em cápsulas, por exemplo.

No que diz respeito à alimentação, o planejamento de refeições rápidas e nutritivas com alto teor de proteínas, vitaminas e minerais pode facilitar na obtenção de nutrientes para esta faixa etária. Por isso, selecionamos duas receitas especiais e cheias deles:

Lentilhas com arroz e cogumelos

Para evitar adicionar excesso de sal e óleo, cozinhe sem fritar e com ervas que melhorem a palatabilidade de maneira saudável. A combinação de legumes e cereais é muito interessante em receitas para pessoas de mais idade, pois permite fornecer proteínas biológicas e completas de alta qualidade, mais fáceis de engolir e digerir do que a carne. Para isso, a receita você irá precisar de:

250g de lentilha

40g de arroz

150g de cogumelos da estação

A parte branca de um alho-porro

40g de abóbora

1/2 tomate maduro

1 colher de sopa de azeite extra-virgem

Raminho de tomilho fresco

Folha de louro média

1 colher de chá de páprica doce

1 dente de alho

Coloque a abóbora descascada e picada em uma panela. É uma pequena quantidade para que não forneça açúcar em excesso. Também inclua o tomate, descascado e picado, e os cogumelos limpos e picados. Adicione o alho-poró limpo cortado em oito rodelas, as lentilhas e 1 litro e 1/4 da água do tempo. E o alho descascado, a folha de louro e o tomilho.

Coloque no fogo e, quando começar a ferver, abaixe a temperatura para mantê-lo fervendo. Após 40 minutos, adicione o arroz e o pimentão. Cozinhe por mais 15 minutos ou até o arroz ficar macio. Retire do fogo e adicione o azeite.

 

Almôndegas de peru com molho

Esta receita é muito nutritiva e adequada para pessoas acima de 80 anos com capacidade de deglutição. Você pode moê-la com o molho caso a pessoa possa comer apenas alimentos triturados. Você vai precisar de:

450g de carne de peru moída

1 ovo pequeno

1 colher de chá de orégano seco

½ xícara de molho de tomate caseiro concentrado

2 pimentos enlatados e assados

100ml de caldo de carne sem gordura

Farinha

Azeite extra-virgem

Em uma tigela, misture a carne moída com o ovo batido e o orégano. Forme almôndegas e farinhe uma a uma.

Doure-as levemente em uma panela com uma ou duas colheres de azeite extra-virgem. Despeje o tomate, os pimentões em cubos e o caldo de carne. Tampe e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos.

Retire do fogo e sirva ou amasse em purê.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.