Dia Mundial do Café: duas dicas de harmonização que você precisa saber

Nesta terça-feira, 14 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Café e nada melhor do que provar a bebida de todas as maneiras. A Bulldog, uma das tabacarias mais conceituadas de Curitiba, é famosa pelos drinks e expressos para saborear com charutos de todos os lugares do mundo. Seja com um simples espresso puro, ou até mesmo em um drink, sempre é possível combinar um charuto para a degustação ser ainda mais gostosa.

Carolina Macedo, sócia da Bulldog, é fã da bebida e ensina como fazer um delicioso drink de café com licor para comemorar a data. “Na Bulldog a harmonização de café quentinho com charuto é uma das mais pedidas e eu sempre sugiro um Partagas E2 para acompanhar. Já com o drink a sugestão é o charuto Wide Churchills da Romeo y Julieta”, conta Carolina, sócia da Bulldog Tabacaria ao lado de Walter Macedo.

Segundo a especialista, os dois charutos têm fortaleza média tornando fácil a harmonização. Para ela, as notas doces do drink combinam muito bem com as notas mais leves e adocicadas do charuto Wide Churchills da Romeo y Julieta.

Confira a receita:

Café com Licor

30 ml de licor 43 (ou o que tiver em casa)

1 espresso

Gelo à vontade

Adicione tudo em um recipiente, misture e sirva bem gelado. Fácil, prático e saboroso.

 

No Dia Mundial do Café aprenda novas formas de saborear a bebida

Sterna Café libera receitas para comemorar o dia sem sair de casa

No dia 14 de abril comemora-se o Dia Mundial do Café e para os amantes da bebida, que cada vez mais ganha adeptos pelo mundo, o Sterna Café, rede de franquias de cafés especiais, compartilha 3 receitas usando a fruta que agrada os mais diversos paladares, para que todos possam celebrar sem sair de casa. 

Mocha Biscuit

Ingredientes
11g de café
45g de bolacha Oreo
100ml de leite vaporizado
20g de chantilly
10g de calda de chocolate
Modo de preparo
Em uma taça bill (taça para café ou similar) coloque 2 bolachas quebradas, adicione a calda, coloque o leite vaporizado e o espresso no centro, para que fique trifásico. Coloque um caracol de chantilly e decore com uma bolacha.

Capuccino do Oriente

Ingredientes
30g de doce de leite
10ml de xarope de especiarias (chai)
30ml de espresso
100ml de leite vaporizado
1g de canela
Modo de preparo
Em uma caneca americana, espalhe o doce de leite. No fundo da caneca, coloque duas bombadas de xarope de chai (especiarias). Extraia um espresso de 30ml em uma pitcher (leiteira) pequena, e em outra pitcher (leiteira), coloque o leite e vaporize. Coloque o creme na caneca e no centro da bebida, coloque delicadamente o café. Polvilhe suavemente canela em pó.

Estrogonofe de morango e chocolate belga

Ingredientes
50g de morango
10g de calda de morango
50g de chocolate belga amargo 54% (caso não tenha, substitua por chocolate amargo que tiver)
100ml de leite vaporizado
Modo de preparo
Em uma taça bolinha, coloque o morango no fundo picado, acrescente a calda. Coloque em uma tigela o chocolate belga e o creme de leite, misture e leve ao micro-ondas por 30 segundos. Retire e misture bem até que o chocolate incorpore no creme de leite e fique um creme homogêneo. Jogue por cima do morango. Em uma pitcher (leiteira), coloque o leite e vaporize. Acrescente o creme do leite vaporizado sobre o chocolate delicadamente para que fique trifásico.

Dica para o leite vaporizado: O leite vaporizado é um creme mais denso, mais adocicado. Um leite bem vaporizado tem um brilho que lembra o marshmallow. Ele pode ser feito em uma máquina de café expresso caseira, com um mixer ou cremeira. Tem que usar leite integral, pasteurizado de garrafa ou se caixinha, quanto mais gordura tiver, mais cremoso fica. Tem leite integral que chega a ter 13% de gordura. Coloque para esquentar, não pode ferver, o ponto é quando começa a fazer aquelas bolinhas do lado da leiteira (65 graus), daí tem que desligar.
No mixer bata por 10 a 20 segundos e já está pronto.
Na cremeira é o mesmo processo para esquentar o leite, mas precisa bater para cima e para baixo, por 1 minuto para ter o leite bem aerado, pois ele passa entre as peneiras e fica o creme. O ponto exato do leite, é quando se pega na colher a espuma e ela não cai.
Na máquina, o leite deve estar gelado. Coloque metade da leiteira. Coloque o bico do vapor da máquina na beirada da leiteira e deixe aerar. Não precisa mexer, balançar, nada. A temperatura se sente na mão.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu