Dia dos Namorados: saiba como preparar uma deliciosa fondue para a data romântica

A comemoração em casa merece o toque especial de um prato feito pelo casal

A data mais romântica do ano chegou! O Dia dos Namorados representa a oportunidade de celebrar o amor e os sentimentos únicos que unem cada casal. Neste ano, a data será comemorada no conforto do lar, pois todos devem ficar em casa. A ocasião é ideal para que o casal se reúna em um jantar intimista e simples de preparar.

Para fazer parte do momento, a Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do país, dá algumas dicas para preparar a fondue perfeita. A Fondue Tirolez é cremosa e já vem pronta para consumo, ou seja, os dois não terão trabalho para fazer. Basta abrir a embalagem e colocar no caquelon, a panela em cerâmica para fondue, mexendo para não grudar no fundo. Quando a mistura atingir a consistência ideal, o caquelon com a fondue deve ser colocado sobre um réchaud (fogareiro de mesa) para que seja mantido quente.

A Fondue Tirolez, por ter sabor suave, harmoniza com muitos acompanhamentos, permitindo ao casal escolher os itens que tiver em casa. O pão italiano é um dos acompanhamentos mais tradicionais, mas é possível optar por legumes crus (cenoura ou tomate cereja), legumes cozidos (batatinhas, mandioquinha, couve-flor, brócolis e cogumelos), carnes em cubos previamente preparadas (carne de vaca, peito de frango ou camarão) e frios cortados em cubinhos (peito de peru, presunto ou copa). A Fondue Tirolez pode ainda ser incrementada com temperos, como pimenta-do-reino e páprica, além de raspinhas de noz-moscada. E para os amantes de doces, a dica é incluir a goiabada em uma versão de sobremesa.

Pensando nisso, a Tirolez sugere uma opção doce e outra salgada: a Fondue de Gorgonzola é ideal para quem não tem o réchaud e quer usar o forno durante o preparo. Já a Fondue Romeu e Julieta conta com a união do queijo e da goiabada, dando origem a um sabor especial, que é a cara da data. Confira abaixo as receitas completas.

 

Fondue de Gorgonzola (by Torrada Torrada)

Ingredientes
2 colh. (sopa) de Manteiga
1 embalagem de Fondue Tirolez
150 g de Queijo Gorgonzola Tirolez
100 ml. de Vinho Branco Seco
1 pão Italiano redondo

Modo de Preparo

– Em uma panela, coloque as duas colheres de manteiga, adicione a Fondue Tirolez, o vinho branco e misture. Deixe reduzir um pouquinho. Para finalizar, coloque o Queijo Gorgonzola Tirolez em pedacinhos pequenos e misture tudo até incorporar. Reserve.

– Corte o topinho de um pão italiano redondo e vá retirando de dentro todo o miolinho do pão. Coloque o pão em uma assadeira e, em volta, os pedacinhos de miolo e do topinho que foram retirados. Despeje a fondue dentro do pão e leve a assadeira para o forno por 10/15 minutos só para o pão ficar crocante e para que a fondue esquente um pouquinho.

– Pegue os pãezinhos e mergulhe dentro da fondue.

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 2 porções 

Fondue de Romeu e Julieta

Ingredientes:
1 embalagem de Goiabada (500 g)
1 embalagem de Fondue Tirolez

Modo de Preparo:

– Apóie a goiabada em uma tábua e corte-a, no sentido do comprimento, em fatias em 1 cm de altura. Com o auxílio de um cortador de biscoitos em formato de coração (2,5 cm), corte e coloque sobre um prato de serviço.

– Abra a embalagem de Fondue Tirolez e despeje o conteúdo em um caquelon pequeno (15 cm de diâmetro) e leve ao fogo, mexendo até que esteja quente e derretida.

– Monte o suporte em uma mesa decorada, acenda o réchaud (chama média) e aproveite a noite com seu par, mergulhando os coraçõezinhos na fondue.

Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 2 porções

Lisiele Dieterich Horn

Sou uma aventureira das artes, curiosa por história e lugares. Já morei na Alemanha, onde pude explorar o gosto por viagens e tudo que a envolve: boa comida, bons vinhos e lugares que instigam a nossa imaginação. Sempre explorando o universo gluten-free, e adaptando minha jornada a este novo ingrediente da vida.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu