Conheça mais sobre o café da manhã super diferente e típico da Turquia

Azeitonas, tomates, pepinos, queijos, ovos. Já pensou em começar o dia assim?

Sabe-se que o café da manhã é a refeição mais importante do dia e, quando bem reforçado, ajuda a dar energia para encarar qualquer rotina. Mas os turcos levam isso muito a sério. Por lá, o café é de fato o momento de mesa cheia e comunhão familiar, parecido com a nossa importância ao almoço. A primeira mesa do dia na Turquia é vegetariana e orgânica, com combinado de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e fibras.

Assim como o brasileiro começa seu dia com uma boa xícara de café, os turcos tomam um belo copo de chá-preto, típico da Turquia, fresquinho e bem quente, que ajuda a regular a pressão sanguínea e o coração. A bebida é rica em flavonoides, que são antioxidantes responsáveis por melhorar o fluxo sanguíneo, dilatando as artérias e reduzindo as chances de ter um infarto. É servido em lindas xícaras de vidro canelado, agregando estética ao café da manhã. O formato remete à flor simbólica do país, a tulipa. Consumido também ao longo de todo o dia, a Turquia é o país que mais consome chá no mundo. Utilizando um bule de dois andares, chamado de çaydanlık, separa-se uma parte bem concentrada de chá-preto com outra abaixo de água fervente. A dosagem de chá / água vai de acordo com o gosto de cada um.

Azeitonas, salada de tomates e pepinos, queijos e ovos são a base, acompanhados com fatias de pão. É comum ainda ter pimentas como tempero.Pepinos Çengelköy, que são menores e mais saborosos do que pepinos normais, são normalmente servidos como salada, temperados com um fiozinho de azeite e uma pitada de sal para realçar o sabor. O queijo branco é absolutamente obrigatório em qualquer café da manhã, e normalmente há uma variedade de quatro tipos diferentes.

Dono do canal de gastronomia Paleodelícia e participante da quarta temporada do Bake Off Brasil: Mão na Massa, o chef Thiago Ribeiro, ensinou em suas redes sociais o Menemen, um prato típico nas manhãs turcas, que tem de tudo um pouco do que já listamos.

MENEMEN

Ingredientes:

Meia cebola picada

1 pimenta dedo de moça

1 pimentão amarelo e 1 vermelho picados

1 lata de tomates pelados

½ xícara de chá de água

5 ovos

Sal a gosto

Alecrim ou erva-doce, hortelã, orégano ou coentro a gosto

Azeite a gosto

Modo de preparo:

Refogue em uma panela com azeite, meia cebola finamente picada com 1 pimenta dedo de moça e alecrim (ou erva-doce), quando estiver transparente coloque um pimentão amarelo e um vermelho picados finos e refogue por mais 3 minutos. Acerte o sal, adicione 400g ou uma lata de tomates pelados e meia xicara de chá de água. Deixe cozinhar por 5 minutos, faça algumas cavidades e adicione os ovos.

Cozinhe por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo até que as claras estejam cozidas. Sirva com pão pita, simit ou outro de sua preferência.

Lisiele Dieterich Horn

Sou uma aventureira das artes, curiosa por história e lugares. Já morei na Alemanha, onde pude explorar o gosto por viagens e tudo que a envolve: boa comida, bons vinhos e lugares que instigam a nossa imaginação. Sempre explorando o universo gluten-free, e adaptando minha jornada a este novo ingrediente da vida.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.