Chef ensina receitas saborosas para o almoço de Dia das Mães

Confira as sugestões de receitas da chef Janaina Rickmann com opções para a entrada, prato principal e sobremesa que podem ser servidas com um delicioso vinho.

O Dia das Mães está se aproximando, mas, ainda não sabe como homenagear e agradá-la nesta data? No domingo dedicado às mães, talvez seja uma boa ideia preparar em casa um bom e delicioso almoço que vai conquistar o paladar da mamãe.

Para ajudar os filhos e aos pais que forem para a cozinha e preparar pessoalmente os pratos, a chef Janaina Rickmann, da Enoteca Decanter Blumenau, preparou três receitas para fazer em casa e prestigiar a sua mãe nesse dia especial. É um almoço completo, com entrada, prato principal e sobremesa. Para acompanhar as receitas, o sommelier da Decanter, Sidney Lucas, sugere bons vinhos para harmonizar com os pratos.

 

Entrada

A sugestão de entrada do almoço é a deliciosa Insalata italiana, que rende seis porções, com folhas verdes, mozzarella de búfala, pêssegos grelhados, presunto de parma e creme de balsâmico.

Ingredientes

1 cabeça de alface americana

1 pacote de rúcula

200g de presunto parma

200g de mozzarella de búfala

3 pêssegos frescos

3 colheres de sopa de creme de balsâmico

100g de nozes

Sal a gosto

Pimenta a gosto

150ml de azeite de oliva

Modo de preparo

 Lave as folhas verdes e rasgue as ao meio, reserve. Fatie os pêssegos, aqueça uma saltese e grelhe os pêssegos, reserve. Em um prato desmanche a ricota usando um garfo, reserve.

Montagem da salada

Em um prato distribua as folhas verdes, tempere com sal e pimenta. Rasgue o presunto de parma por cima das folhas, espalhe a ricota amassada, distribua os pêssegos grelhados, regue com o azeite, polvilhe as nozes quebradas por cima do prato e por último finalize a salada com uma colher de mel.

Harmonização

A combinação de vinho e salada pode deixar seu prato ainda mais delicioso. Para harmonizar, o sommelier da Decanter, Sidney Lucas sugere o vinho branco Las Moras Chardonnay 2019. “Com aromas que lembram frutas tropicais, o rótulo é a escolha certa para acompanhar a entrada do almoço”, diz.

 

Prato principal

Para surpreender e conquistar o paladar da mulher da sua vida, a chef Janaina Rickmann separou a receita de Camarões a King George. A receita é composta por camarões grelhados ao molho bechamel, arroz com amêndoas, damasco, alho-poró e cogumelos salteados na manteiga.

Ingredientes

1 kg de camarão médio

2 colheres de manteiga

1 cebola picada

1 bandeja de cogumelo Paris fresco

300ml de nata

500ml de leite integral

100g de farinha de trigo

½ xicara de Salsinha

Sal a gosto

Pimenta a gosto

 1 dose de conhaque para flambar

2 xicaras de arroz branco

150g de parmesão ou grana padano ralado

150g de damasco picado

150g de amêndoas laminadas

100g de batata palha

Modo de preparo

 Tempere os camarões com sal e pimenta. Em uma frigideira coloque uma colher de manteiga, salteie os camarões e depois flambe com o conhaque. Reserve. Na mesma frigideira doure as amêndoas e reserve. Salteie o cogumelo Paris, acrescente a cebola picada, doure e acrescente os camarões flambados novamente.

Aqueça uma panela e derreta manteiga, acrescente o trigo e faça um roux, acrescente o leite aos poucos, depois que ferver acrescente a nata, tempere com pouco de sal e pimenta e agregue aos camarões. Por último, acrescente a salsinha picada.

Cozinhe o arroz normalmente, depois de pronto acrescente o parmesão, damasco e as amêndoas. Sirva com os camarões e finalize com batata palha.

Harmonização

Para pratos em que o camarão é o ingrediente principal, a dica é harmonizar com um vinho branco com muita acidez. “Com toques de frutas cítricas como o maracujá, pera, pêssego e damascos frescos, o vinho Domaine des Crès Ricards Marsanne-Roussanne 2016 possui aroma floral e sutis notas do carvalho lembrando a baunilha”, aponta Lucas.

 

Sobremesa

Para as mamães que adoram um doce, a sobremesa é sempre a hora mais esperada da refeição. Portanto, para deixar o almoço ainda mais especial, a sugestão da chef é apostar na Torta brullé de queijo da canastra com framboesas frescas. A receita rende seis porções.

Ingredientes

6 ovos

4 cx de creme de leite

150g de açúcar refinado

1 colher de café de extrato de baunilha ou uma fava de baunilha

200g de queijo da Canastra

1 tampinha de essência de baunilha

150g de framboesas frescas

150g de farinha de trigo peneirada

50g de manteiga

100g de açúcar cristal

100g de açúcar de confeiteiro para decorar

Modo de preparo

Em uma batedeira com fouet bata os ovos com o açúcar refinado, acrescente a farinha de trigo peneirada e a baunilha, por último, o queijo da canastra ralado. Unte uma forma com manteiga e disponha toda a massa do bolo. Polvilhe açúcar cristal sobre a massa para dourar. Leve ao forno pré-aquecido 180 graus e asse por 30 minutos deixando dourar bem.

Retire do forno, espere esfriar e decore com as framboesas e polvilhe o açúcar de confeiteiro sobre todo o bolo

Harmonização

Para a sobremesa, o vinho é um excelente parceiro. Para harmonizar, o sommelier da Decanter sugere o delicioso vinho branco doce Alain Brumont Torus Pacherenc du Vic Bilh 2013. “O rótulo apresenta aromas exóticos de frutas como abacaxi, lichia e physalis. Na boca apresenta grande harmonia entre a acidez e a doçura”, conclui o sommelier.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu