Chá da tarde com sotaque francês

Gougère, Bolo de Frutas Secas e Mil Folhas de Chocolate são sugestões da Chef Paula Stephan para deixar esse momento especial

Para quem gosta de inovar na hora de ir para cozinha, a Chef Paula Stephan selecionou três receitas com sotaque francês que, além de impressionar, são fáceis de fazer e vão deixar o lanche da tarde muito mais gostoso.

Para quem quer impressionar, a chef substituiu nosso tradicional pão de queijo pelo Gougère, um pãozinho francês super leve que pode ser saboreado com manteiga, pastinhas e geleias.

Outra sugestão diferente é o Bolo de Frutas Secas, que além de levar as farinhas de amêndoas e integral, harmoniza a doçura das uvas passas e dos figos secos com a crocância das nozes pecan.

Para quem quer uma opção mais sofisticada, Paula indica um Mil Folhas de Chocolate com Calda de Morango que intercala camadas de massa folhada e creme de chocolate com azedinho da calda de morangos frescos.

Confira as sugestões:

GOUGÈRE (PÃO DE QUEIJO FRANCÊS)

Ingredientes:

200 ml de água ou leite

100 g de farinha de trigo

50 g de manteiga

2 a 3 ovos

2 colheres de sopa de queijo meia cura ralado

1 pitada de sal

Preparo:

Aqueça o leite com a manteiga e coloque uma pitada de sal. Assim que aquecer bem, adicione a farinha despejando de uma vez só. Mexa bem até secar, por cerca de 4 minutos. Retire da panela e aguarde esfriar um pouco. Adicione os ovos, 1 a 1 incorporando bem. Acrescente o queijo. Coloque a massa em um saco de confeiteiro. Faça bolinhas com a massa sobre um tapete de silicone colocado em forma e asse por 30 minutos no forno a 170º C com a porta semi aberta. Sirva a seguir.

BOLO DE FRUTAS SECAS

Ingredientes:

150 g de farinha de trigo integral

100 g de farinha de amêndoas   

200 g de açúcar mascavo

30 g de uvas passas

30 g de figos secos

30 g de nozes pecan

1 xícara de óleo de girassol ou de coco

1 xícara de leite integral ou vegetal

2 ovos

1 colher de sopa de fermento em pó

10 gotas de essência de panetone (opcional)

Preparo:

Bata os ovos com açúcar. Em seguida, adicione o leite e o óleo. Com um fouet adicione e misture as farinhas. Junte as frutas secas, (antes passe-as na farinha de trigo) e a essência de panetone. Por último agregue o fermento. Unte uma forma com manteiga e enfarinhe. Despeje a massa e asse em forno 180º C por 30 minutos.

MIL FOLHAS DE CHOCOLATE COM CALDA DE MORANGO

Ingredientes:

1 pacote de massa folhada

150 g de chocolate meio amargo

100 g de creme de leite fresco quente

150 g de creme de leite fresco gelado

4 colheres de açúcar demerara ou comum

1 caixa de morangos

Preparo:

Corte a massa folhada em retângulos e coloque em uma assadeira com tapete de silicone. Coloque outro tapete de silicone sobre a massa e outra assadeira por cima para fazer peso para que a massa folhada fique bem fininha. Asse por 25 minutos em forno 180º C. Aqueça 100 g de creme de leite fresco e despeje sobre o chocolate mexendo até o total derretimento do chocolate. Em seguida, adicione aos poucos o creme de leite gelado. Misture e leve à geladeira por, no mínimo, 3 horas. Retire e bata na batedeira em velocidade média até ter uma boa consistência. Cuidado para não bater demais e virar manteiga. Leve em uma panela os morangos com 4 colheres de açúcar demerara. Deixe em fogo baixo por aproximadamente 15 minutos. Se houver necessidade, coloque um pouquinho de água. Montagem: coloque um retângulo de massa folhada. Com ajuda de um saco de confeiteiro e bico cubra com o creme. Coloque outra massa folhada e cubra novamente com a ganache, finalizando com mais uma massa folhada. As mil folhas tem 3 camadas de massa folhada e duas de recheio. Sirva com a calda de morangos.

Lisiele Dieterich Horn

Sou uma aventureira das artes, curiosa por história e lugares. Já morei na Alemanha, onde pude explorar o gosto por viagens e tudo que a envolve: boa comida, bons vinhos e lugares que instigam a nossa imaginação. Sempre explorando o universo gluten-free, e adaptando minha jornada a este novo ingrediente da vida.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.