Brigadeiro de crème brûlée marajoara: três sabores ancestrais na mesma receita

Misturando receitas do Brasil, França e Ilha do Marajó, especialista em confeitaria, Edilene Morbach, ensina preparo inusitado de doce gourmet 

Os tradicionais sabores brigadeiro, crème brûlée e queijo de leite de búfala, são considerados seculares e marcantes no paladar das pessoas. Eles estão presentes nos mais variados acontecimentos, sejam em um coffee break ou festas ou outro tipo de ocasião especial. A verdade é que cada um desses sabores se destacam pelo poder de aguçar o sensorial, provocando sensações prazerosas ao serem degustadas.

Pensando em apresentar algo inusitado na confeitaria gourmet, e utilizando ingredientes tradicionais, a profissional da gastronomia com ampla expertise em confeitaria, Edilene Morbach, apresenta a versão Brigadeiro de Crème Brûlée Marajoara. A identidade marajoara fica por conta do Queijo do Marajó Fazenda São Victor.

Segundo Edilene, o despertar para a criação aconteceu decorrente da vontade de transformar o queijo marajoara em opção doce, porém, com um toque bem equilibrado, visando agradar aos mais variados paladares.

“A ideia foi repaginar sabores os quais considero clássicos e saborosos, e assim, oferecer na versão doce, mas algo muito suave, proporcionando uma degustação prazerosa, a ponto de fazer uma viagem sensorial, e deixar um gosto de quero mais”, revela Edilene.

Origem dos sabores

O brigadeiro é um dos doces de chocolate mais famosos no mundo. De origem brasileira, é o “queridinho” dos apreciadores de doces. Já o crème brûlée, que em brasileiro quer dizer creme queimado, é de origem francesa. A sobremesa é composta por creme de leite, ovos, açúcar e baunilha, com uma crosta de açúcar queimado por um maçarico. A clássica receita, inclusive ganhou a versão em brigadeiro, e também está entre as preferidas dos amantes de doce gourmet.

O Queijo do Marajó Fazenda São Victor é uma iguaria bubalina produzida em Salvaterra, situada no Arquipélago do Marajó, no Pará. Popularmente conhecido na região como Queijo do Marajó, possui alta complexidade nos requisitos consistência, textura e sabor. Os diferenciais do queijo se confirmaram com os vários títulos conquistados a nível nacional e internacional, destaques para o Prêmio Queijo Brasil, emplacando com classificações expressivas por duas vezes consecutivas, com o Super Ouro e o Ouro, além da participação na maior competição mundial de queijos e laticínios – Mondial Du Fromage et des Produits Laitiers, na França.

Sem dúvida, a junção desses três sabores considerados ancestrais na gastronomia, e com a proposta uma repaginação em doce gourmet, é no mínimo inusitada, a qual agrega valor e enaltece a confeitaria brasileira.

Abaixo, segue a receita para os verdadeiros amantes de doces, e que gostam fazer os próprios preparos:

Brigadeiro de Crème Brûlée Marajoara

Ingredientes:

395g de leite condensado

25g de creme de leite

120g de queijo do Marajó ralado grosseiramente

Modo de preparo:

Misture o leite condensado e o creme de leite. Em seguida, leve ao fogo até desprender do fundo da panela. Retire do fogo e misture o queijo do Marajó ralado. Unte um recipiente raso (prato) deixe esfriar, depois de frio, enrolar os brigadeiros e passar no açúcar cristal de sua preferência.

Arrume os brigadeiros separadamente, para maçaricar os brigadeiros, tomando cuidado para não escurecer muito, e para não amargar, mas caramelize no ponto além do dourado.

 

Informações de serviço:

Queijaria Fazenda São Victor

Endereço: Margem direita do Rio Paracaury – Salvaterra/Marajó – PA

Contato: (91) 99166-0284

Mídias Sociais: @queijodomarajofazendasaovictor

 

Marbachs Doces e Salgados

Endereço: Tv. Humaitá, n.1897.

Contato: (91) 99117-4586 / 9806-7703 / 99233-6828

Mídias Sociais: @morbachsdocesesalgados

Lisiele Dieterich Horn

Sou uma aventureira das artes, curiosa por história e lugares. Já morei na Alemanha, onde pude explorar o gosto por viagens e tudo que a envolve: boa comida, bons vinhos e lugares que instigam a nossa imaginação. Sempre explorando o universo gluten-free, e adaptando minha jornada a este novo ingrediente da vida.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.