BOLO PÃO DE MEL DE LIMÃO

Rendimento: 16 porções

Tempo de Preparo: 90 minutos

Calorias: 310 a porção

Ingredientes:

1 xícara de mel

¼ xícara (chá) de Azeite de Oliva Castelo

3 ovos

2 xícaras de farinha de trigo

½ xícara (chá) de leite

1 colher (chá) de canela em pó

1 pitada de noz moscada

1 pitada de cravo da índia em pó

1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio:

1 ½ xícaras (chá) de leite

½ xícara (chá) de açúcar

2 gemas

2 colheres (sopa) de amido de milho

½ xícara (chá) de Sumo de Limão Castelo

Para a cobertura:

250 g de chocolate ao leite

Para enfeitar:

150g de chocolate branco

Preparo:

Bata na batedeira, o mel com o azeite por 2 minutos. Junte os ovos, um a um. Alterne a farinha de trigo com o leite e adicione a canela, a noz-moscada, o cravo da índia e o fermento em pó. Coloque a massa em uma forma de bolo redonda média ou em forma de coração já untada e enfarinhada, e alise. Asse em forno médio (180◦C), pré-aquecido por cerca de 40 minutos até ficar dourado ou até que enfiando um palito ele saia seco. Retire, espere amornar e desenforme.

Para o recheio, coloque o leite, o açúcar, as gemas passadas pela peneira e o amido em uma panela e leve ao fogo até encorpar. Retire, adicione o Sumo de Limão Castelo e mexa bem até ficar bem homogêneo. Deixe esfriar.

Corte o chocolate em pedaços e leve ao fogo em banho-maria até derreter bem. Deixe esfriar. Faça o mesmo com o chocolate branco.

Montagem: Corte o bolo ao meio e em uma das partes, recheie com o creme de limão. Cubra com a outra parte do bolo e despeje por cima o chocolate aos poucos, até cobrir bem. Coloque o chocolate branco em um saco de confeitar e faça listas por cima. Com o auxílio de uma faca, vá puxando as listas e formando um desenho. Deixe solidificar e sirva em fatias.

Dica: Para facilitar o dia a dia, a Castelo tem o Sumo de Limão, com todas as características da fruta natural. E a massa do bolo com azeite deixa o bolo fofinho e maravilhoso. Experimente!

Lisiele Dieterich Horn

Sou uma aventureira das artes, curiosa por história e lugares. Já morei na Alemanha, onde pude explorar o gosto por viagens e tudo que a envolve: boa comida, bons vinhos e lugares que instigam a nossa imaginação. Sempre explorando o universo gluten-free, e adaptando minha jornada a este novo ingrediente da vida.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.