Arroz Saboroso ensina o passo a passo da receita, que pode ser feita com as sobrinhas de carne guardadas na geladeira

Quem mora no Sul ou já teve o prazer de saborear a culinária sulista sabe por que o arroz de carreteiro é um dos pratos mais queridos da região. A receita – que leva arroz, carne seca, linguiça e bacon entre os seus principais ingredientes – é deliciosa, simples e perfeita para um almoço em família no domingo. 

Originária do Rio Grande do Sul, ela foi criada por carreteiros que transportavam carga ou vendiam mercadorias na região. Esses profissionais viajavam durante longos períodos e, por isso, utilizavam ingredientes com longa durabilidade sem refrigeração, como a carne seca e o arroz. O prato era cozido em panela de ferro. Mais tarde, sua simplicidade e sabor conquistaram o país inteiro. 

E já que no mês de setembro comemoramos o Dia do Gaúcho (20), nada melhor do que celebrá-lo em grande estilo. Aprenda a fazer a deliciosa receita de arroz de carreteiro com o Arroz Saboroso. 

Ingredientes:

– 1 colher (sopa) de óleo;

– 150 g de bacon em cubinhos;

– 250 g de linguiça calabresa em rodelas;

– 1⁄2 kg de carne seca dessalgada e cozida;

– 1 pimentão cortado em cubinhos;

– 1 cebola em cubinhos;

– 2 tomates sem sementes picados em cubinhos;

– 2 xícaras (chá) de Arroz Saboroso cru;

– 1 colher (chá) de sal ou tempero pronto;

– 4 xícaras (chá) de água fervente;

– 3 colheres (sopa) de cheiro verde.

Modo de fazer:

Desfie a carne seca cozida e reserve. Coloque o óleo, frite o bacon e refogue a linguiça calabresa cortada em rodelas. Junte a carne seca desfiada, a cebola picada e deixe refogar. Coloque o pimentão cortado em cubinhos, o arroz, o tomate picado sem sementes e o tempero. Junte a água fervente e deixe secar. Acrescente o cheiro verde picado e sirva.

Lisiele Dieterich Horn

Sou uma aventureira das artes, curiosa por história e lugares. Já morei na Alemanha, onde pude explorar o gosto por viagens e tudo que a envolve: boa comida, bons vinhos e lugares que instigam a nossa imaginação. Sempre explorando o universo gluten-free, e adaptando minha jornada a este novo ingrediente da vida.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu