A Melhor Receita de Caponata de Berinjela: Deliciosa e Fácil

É só picar e se deliciar!

Hoje estamos trazendo mais uma sugestão de receita que sai um pouco do comum, mas que todo mundo ama e que é muito, muito fácil de fazer. É o prato ideal para levar para festas e reuniões com amigos e familiares. E seu preparo tão fácil que pode ser feito durante a semana, no dia-a-dia. Além disso, é um presente muito legal para dar aos amigos.

Aqui em casa não durou nem dois dias. E no segundo dia ela ficou ainda mais gostosa! Imagina como ela ficaria se estivéssemos esperado um pouco mais. A caponata dura até 1 mês na geladeira, e a cada dia vai ficando mais gostosa. Só vamos saber na próxima leva, e provavelmente teremos que dobrar a receita para podermos descobrir! Rs

A caponata é um antepasto de berinjela tipicamente italiano. O Antepasto (plural, antipasti em italiano) significa “antes da refeição” é o conjunto de iguarias servidas antes da refeição. O antepasto é geralmente servido com grissini ou fatias de pão acompanhadas de azeite de oliva. Típico da culinária siciliana, a caponata consiste em berinjela salteada num refogado de tomate e cebola em azeite, temperado com alcaparras, vinagre e açúcar.

Nessa receita você só precisa picar tudo, colocar em uma assadeira, temperar e colocar no forno. Além de tudo, é muito relaxante e terapêutico cortar os ingredientes.

Receita

Ingredientes
2 Berinjelas
1 Abobrinha
2 talos de Aipo (salsão)
1/2 Pimentão vermelho ou amarelo
1 Cebola
50g de Chimichurri de Alho Negro (Alho Negro do Sítio)
150g de Azeitona verde sem caroço
50g de Uva passa
25g de Alcaparra
100g de Nozes (ou castanhas)
1 dente de Alho
Azeite QB
Sal QB
Pimenta de reino QB

Modo de preparo
Picar em cubos de 1cm as berinjelas, a abobrinha, a cebola e o pimentão; fatiar finamente os talos de salsão; cortar grosseiramente as nozes (ou castanhas; cortar finamente o alho e colocar todos os ingredientes em uma assadeira, temperar com o chimichurri de alho negro (Alho Negro do Sítio), sal, pimenta do reino e regar generosamente com o azeite. Misturar bem e colocar no forno à temperatura média e esperar cerca de 1h.

Passar para uma tijela ou refratário e deixar esfriar. Se precisar, acerte o sal e regue com um pouco de azeite extra virgem.

Um ingrediente diferente: Alho Negro

Ao contrário do que muitos pensam à primeira vista, o alho negro não se trata de uma espécie exótica de alho. Ele é produzido a partir de um processo de fermentação, onde o alho é submetido a condições de temperatura (de 65°C a 80º C) e umidade controladas.

Seu sabor é adocicado e frutado, remetendo ao melaço e ao tamarindo, com um toque de defumado e a presença de umami (o quinto sabor), sem aquela característica pungência e ardência do alho comum. Tudo muito sutil e delicado.

Além do alho negro, a Alho Negro do Sítio também produz uma grande variedade de produtos com este interessante alimento, como geleias, molhos, azeites, etc. Eles possuem tabela de preços especial para Restaurantes e Empórios e também vendem online pelo site: http://alhonegrodositio.com.br/ com envio para todo Brasil.

Lisiele Dieterich Horn

Sou uma aventureira das artes, curiosa por história e lugares. Já morei na Alemanha, onde pude explorar o gosto por viagens e tudo que a envolve: boa comida, bons vinhos e lugares que instigam a nossa imaginação. Sempre explorando o universo gluten-free, e adaptando minha jornada a este novo ingrediente da vida.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.