7 razões para amar o Arquipélago da Madeira

Destino português em meio ao Atlântico apaixona com natureza exuberante e ótima oferta turística

O Arquipélago da Madeira, destino português situado em meio ao Oceano Atlântico, reúne muitas características que encantam os turistas. Mais que isso, no entanto, os viajantes descobrem nas paisagens e atrações incríveis um verdadeiro paraíso, e acabam perdidamente apaixonados.

Confira abaixo sete motivos para amar essa região de Portugal.

1. Floresta Laurissilva
Esta floresta é um bioma rico e único no mundo, assim como a Floresta Amazônica no Brasil. Este ecossistema está espalhado por várias ilhas da Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde), possuindo maior território na Madeira. Com natureza exuberante e paisagens inesquecíveis, a Laurissilva é absolutamente deslumbrante.

2. Levadas
Os colonizadores da Madeira construíram, há mais de quatro séculos, canais de irrigação que levavam água do norte de seu território para o sul. Eles marcam os cenários madeirenses, formando caminhos belíssimos em meio à vegetação nativa, onde se pode relaxar, entrar em contato com a natureza e fazer longas e agradáveis caminhadas.

3. Gastronomia
As refeições na Madeira são verdadeiros banquetes, com iguarias de dar água na boca. Isso porque a cozinha local é criativa e deliciosa, focada principalmente nos produtos do mar, além de temperos e frutas nativas. Entre os pratos que todo viajante deve provar no destino estão as lapas, um tipo de molusco, a espetada, que é o churrasco madeirense, e o saboroso peixe-espada-preto.

4. Fajã dos Padres
Situado na costa sul da ilha, a Fajã dos Padres é um verdadeiro tesouro: maravilhoso e bem escondido. É uma pequena extensão de terra à beira-mar junto a uma rocha, que forma um oásis acessível apenas por barco ou teleférico. Mesmo com uma área reduzida, reúne um pouco de tudo que a ilha tem de bom: praia, natureza, casas para se hospedar e restaurante.

5. Praias
Para completar o conjunto de cenários fascinantes, há as belas praias do arquipélago. Além de sua ilha principal, a Madeira conta com outra ilha habitada: Porto Santo, que conta com praias de areia dourada e água bem azul. Já na Ilha da Madeira, os viajantes encontram praias de cascalho ou areia escura com água transparente, além de piscinas naturais de tirar o fôlego.

6. Cenários
Se você pensa que floresta, levadas e praias resumem o que se pode ver na Ilha da Madeira, está enganado. O destino conta também com montanhas, vinhedos, vilas charmosas e uma capital com um bonito centro histórico. O conjunto é belíssimo, e ainda há diversos mirantes em toda a ilha, de onde é possível admirar vistas panorâmicas sem igual.

7. Hotéis
A Madeira conta com hotelaria de primeira, e isso deixa qualquer viagem muito melhor. Diversos hotéis têm quartos espaçosos e bem decorados, restaurantes deliciosos, piscina, spa e acesso ao mar. Dos mais charmosos aos grandes resorts luxuosos, não vai faltar um bom lugar para dormir com muito conforto.

Lisiele Dieterich Horn

Sou uma aventureira das artes, curiosa por história e lugares. Já morei na Alemanha, onde pude explorar o gosto por viagens e tudo que a envolve: boa comida, bons vinhos e lugares que instigam a nossa imaginação. Sempre explorando o universo gluten-free, e adaptando minha jornada a este novo ingrediente da vida.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.