5 bebidas para provar na Ilha da Madeira

Com drinks, vinho e rum, destino português encanta viajantes

Todo mundo sabe que provar a gastronomia de um destino é uma das melhores maneiras de conhecê-lo. Mas há outra coisa que se pode fazer para mergulhar de vez na cultura de um local: experimentar suas bebidas. Na Ilha da Madeira, território português em meio ao Atlântico, tanto as comidas quanto as bebidas típicas são deliciosas.

Confira abaixo quais drinks você precisa pedir quando estiver viajando pelo destino ou até mesmo arriscar fazer as receitas para degustar em casa!

Poncha
Este drink é preparado com suco de limão ou laranja, mel e aguardente de cana (similar à cachaça brasileira). Em bares e restaurantes, você encontra a poncha preparada na hora, que é a mais saborosa, mas ela também existe engarrafada e pronta para beber. Além disso, a mais tradicional é de limão, conhecida como a Poncha à “Pescador”, mas também é possível provar de outros sabores, como maracujá e tangerina.

Vinho Madeira
Este vinho, amado por enófilos ao redor do mundo, é uma bebida de tradição centenária. Ele é fortificado, o que significa que recebe álcool vínico para barrar a fermentação. Por isso, tem alto teor alcoólico, que pode superar os 19%, e seus diferentes processos de maturação, em geral, utilizam temperaturas mais altas no processo de envelhecimento do que os vinhos comuns.

Pé de Cabra
À primeira vista, o Pé de Cabra pode parecer um tipo de café gelado por sua coloração. Mas não: leva vinho Madeira seco, cerveja preta, açúcar, chocolate em pó e casca de limão, tudo bem batido manualmente com o mexelote, um instrumento que também é usado no preparo da poncha. A bebida surgiu no município de Câmara de Lobos, que fica próximo à capital da ilha.

Rum
Embora o vinho Madeira seja a bebida mais famosa do destino, a Ilha da Madeira também produz um rum excelente. O Rum da Madeira pode ser natural, que é intenso e com aroma complexo, beneficiado, que é adoçado com mel e frutos secos, ou envelhecido, que é mais encorpado e elegante por ficar em cascos de madeira por pelo menos três anos.

Nikita

drink med vanilleis, øl, hvidvin og ananas, Nikita, i den bar, der opfandt den

Este drink é perfeito para o verão. É feito com sorvete, abacaxi e cerveja ou vinho branco. Os ingredientes são misturados com o mexelote até a bebida ficar extremamente cremosa, pronta para refrescar os dias mais quentes do ano. É doce e deliciosa!

Lisiele Dieterich Horn

Sou uma aventureira das artes, curiosa por história e lugares. Já morei na Alemanha, onde pude explorar o gosto por viagens e tudo que a envolve: boa comida, bons vinhos e lugares que instigam a nossa imaginação. Sempre explorando o universo gluten-free, e adaptando minha jornada a este novo ingrediente da vida.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.