Arroz de P*** Rica

A receita de hoje no OBA Gastronomia é daquelas para guardar bem guardada. Arroz de Puta Rica, prato típico da culinária goiana, uma Galinhada turbinada, é quem enfeita as páginas deste site. Vale até ler a deliciosa história deste prato. Para isto fui buscar informações na Internet e encontrei este excelente artigo no Site Xapuri.

Ver Receita de Arroz de P*** Rica

Asa de Frango Bonne Maman

O Oba traz hoje uma sugestão da Bonne Maman.

As famosas e deliciosas geléias Bonne Maman nos enviaram esta sugestão de um prato simples e bastante exótico. Vale a pena experimentar.

Ver Receita de Asa de Frango Bonne Maman

Caldo de Galinha caseiro

Todo o líquido resultante do cozimento de aves, carnes, legumes ou peixes é a base para sopas, molhos e ensopados. Utilizar um caldo feito em casa faz toda a diferença em qualquer destas receitas.

Quando preparamos estes caldos, devemos ser bastante criteriosos na confecção. Um ingrediente nunca deve se sobrepor a outro. O resultado deve ter equilíbrio.

Ver Receita de Caldo de Galinha caseiro

Codorna recheada com Funghi Porcini e Parma

A Chef Claudia Habas nos presenteia com mais um Jantar Harmonozado realizado no Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves, RS.

Harmonizar pratos requer conhecimento dos ingredientes utilizados e dos vinhos escolhidos. Nisto, a Claudia é craque, como já demonstrou no jantar para a Confraria Cavaleiros do Vinho, recentemente publicado.

Ver Receita de Codorna recheada com Funghi Porcini e Parma

Confit de Pato - Maciez e sabor garantidos

Confit é um dos mais antigos processos de conservação de carnes do mundo. É um processo simples, que consiste em cozinhar lentamente a carne  temperada em sua própria gordura, sendo as mais usuais as de pato e porco. Depois, a carne e a gordura são armazenadas juntas até o momento de seu preparo, em forno ou frigideira.

Ver Receita de Confit de Pato

Crapudine, Crapaudine e Frango al Crist - O frango do Dante Mendonça

Uns dias atrás, meu amigo Dante Mendonça, grande escritor, pintor, chargista, entre outra artes, lembrou do Frango Crapudine servido no Bar Palácio, um dos mais tradicionais pontos de Curitiba. O Dante levantou a dúvida sobre a origem do nome Crapudine. Eu lembrei de Crapaudine, um frango que é aberto pelas costas para ser servido aberto. Na realidade não sei se Crapaudine é o nome do corte ou do prato feito desta maneira, mas como o frango do Palácio também é servido aberto pelas costas, ficou a lógica. Assim como tantos pratos que tiveram seu nome original abrasileirado, o Crapaudine virou Crapudine por aqui.

Ver Receita de Crapudine, Crapaudine e Frango al Crist

Frango a Passarinho com Alho Frito

Petisco presente na grande maioria dos cardápios de bares daqui, o Frango a Passarinho se não chega a ser uma unanimidade, está bem próximo. Quem resiste a pedaços bem temperados e crocantes de frango frito?

Ver Receita de Frango a Passarinho com Alho Frito

Frango ao Molho

Tem dias, principalmente nesta quarentena que estamos passando, que o que mais queremos é uma comida sem complicações, sem pressa e que nos conforte. Nestes quesitos, Frango ao Molho é quase imbatível. Herança dos imigrantes italianos, este prato é comum aqui em Santa Felicidade, o bairro italiano de Curitiba. Existem outras maneiras de preparo, esta é a minha.

Ver Receita de Frango ao Molho

Frango com Quiabo

O Oba faz um passeio por um dos clássicos da culinária mineira.

E o quiabo, este injustiçado, reaparece aqui. Desta vez, fazendo par com galinha caipira, em um dos pratos mais saborosos da cozinha mineira.

Ver Receita de Frango com Quiabo

Galinha Caipira com Polenta

Um dos pratos mais representativos da região sul do Brasil é sem dúvida nenhuma Galinha com Polenta. Introduzido na região pelos imigrantes italianos que aqui aportaram por volta do ano 1874, esta delícia ganhou a simpatia de todos os habitantes e hoje frequenta as mesas das várias etnias que formaram este canto do país.

Ver Receita de Galinha Caipira com Polenta

Marreco Recheado (Gefüllte und Gebratene Ente)

Um dos pratos mais representativos da culinária alemã é o Marreco Recheado (Gefüllte und Gebratene Ente, em alemão). Não é um prato muito econômico, mas tem todo um charme, sendo perfeito para ser servido em um almoço de domingo.

Ver Receita de Marreco Recheado (Gefüllte und Gebratene Ente)

Salpicão de frango

O eterno Salpicão de Frango

Com o Natal já batendo na porta, ficamos pensando nas comilanças inerentes a época. Entre perus, pernis, tenders, etc., uma receita que frequenta as mesas brasileiras durante as festas é o Salpicão. Seja como um dos pratos principais da mesa ou seja como uma guarnição, Salpicão é uma presença bastante constante no Natal e Ano Novo. Com todo merecimento, pois além de rápido e fácil de preparar, é uma delícia.

Ver Receita de Salpicão de Frango

Rolê de Frango Cordon Bleu

A receita de hoje no OBA Gastronomia é para quem gosta de preparações clássicas. Frango Cordon Bleu é uma das receitas mais conhecidas do mundo. Peito de frango recheado com queijo e presunto, empanado e servido com molho à base de mostarda aparece em diversas mesas pelo mundo.

Ver Receita de Rolê de Frango Cordon Bleu

Tulipa de Frango (Asinha Virada)

Frango sempre agrada demais. Seja assado, cozido, frito, feito na grelha ou em panela, a carne de frango é uma das mais consumidas no Brasil, até devido ao seu baixo custo. Esta maneira de preparar é uma das grandes ideias em culinária.

Ver Receita de Tulipa de Frango (Asinha Virada)

Yakisoba - Um prato unindo China e Japão

A estreita faixa de oceano que divide o Japão da China permitiu que muitos elementos da cultura de cada país fosse absorvido pelo outro. Desde a escrita, arquitetura, filosofia, até chegar na gastronomia, podemos encontrar muitos pontos comuns entre os dois países. O yakisoba é um belo exemplo desta miscelânea cultural.

Ver Receita de Yakisoba

Lisiele Dieterich Horn

Sou uma aventureira das artes, curiosa por história e lugares. Já morei na Alemanha, onde pude explorar o gosto por viagens e tudo que a envolve: boa comida, bons vinhos e lugares que instigam a nossa imaginação. Sempre explorando o universo gluten-free, e adaptando minha jornada a este novo ingrediente da vida.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.