Vinícola Durigan

Home / O Oba visitou! / Locais / Vinícola Durigan

Vinícola Durigan!

dsc025211

O Oba traz hoje um lugar muito bacana para conhecer em Curitiba: a loja da Vinícola Durigan, em Santa Felicidade! Uma das primeiras famílias italianas na cidade que, com todas as dificuldades possíveis, construiu um belo patrimônio e hoje divide com o público!

No Brasil, a primeira colonização italiana começou por volta de 1860. No Paraná começaram a chegar os primeiros italianos por volta de 1872, e com maior intensidade de 1875 a 1900.

Os primeiros imigrantes italianos destinados ao Paraná, desembarcaram em Paranaguá, situando-se em Porto de Cima, São João da Graciosa, e mais tarde, em Alexandra, Morretes e arredores. Mas, devido a certas explorações de seus compatriotas e à insalubridade do clima e do solo que não se prestava ao tipo de cultura a que estavam habituados, optaram pelo direito que lhes cabia de mudar duas vezes.

E com muita dificuldade deixaram o litoral e subiram a serra. Depois de três dias de exaustiva viagem, a pé, carregando seus poucos pertences, chegaram ao planalto, em Curitiba, onde ouviam dizer que as terras eram mais semelhantes com as de sua terra natal, a Itália.

Em Curitiba, alojados em barracões, alguns esmolando para não morrer de fome, tiveram permissão de ocupar uma planície contígua à cidadezinha, hoje bairro de Água Verde.

Outros, em conjunto, conseguiram comprar 15 lotes ao norte, a 7 Km, onde iniciaram a Colônia de Santa Felicidade. Isto foi em meados de 1878. O nome foi em sinal de gratidão com a Dona dos terrenos, a Sra. Felicidade Borges, que tanto os havia favorecido.

Suas primeiras casas foram ranchos formados com troncos de árvores e cobertos de sapé. Mais tarde com a madeira dos pinheiros construíram moradias mais decentes.

No começo tudo foi difícil. Sentiam a falta das estradas, a falta de meios para derrubar a mata e para a semeadura. Mas não faltou coragem e até certa alegria por terem, enfim, seu pedaço de chão para plantar e viver.

Data da chegada da Família Durigan ao Brasil: Ano 1845.

Procedência: Treviso, Itália.

Desembarque: Porto de Paranaguá – Paraná – Brasil.

Destino da família: Petinga, Município de Morretes – PR. Posteriormente o Planalto Curitibano, local denominado Santa Felicidade.

Como a maioria dos italianos recém chegados, a família Durigan produzia seu próprio vinho. E assim foram aumentando a produção e começaram a comercializar. Isto foi em 1878!

Hoje a família Durigan possui uma grande loja em Santa Felicidade, onde vende seus vinhos.

dsc02520

Nela você também encontrará salames, queijos, azeites e chocolates. Quase tudo produzido por pequenos produtores, mas com um cuidado de gente grande!

É impossível não provar um vinho com salame oferecido com tanta simpatia!

dsc02517

Adoro estes lugares. Adoro o cheiro de defumado que fica no ar… A Vinícola Durigan é um lugar que vale uma visita! Para você que é de Curitiba ou para quem pensa em vir conhecer a Cidade Sorriso, fica a sugestão do Oba!

Vinícola Durigan

Avenida Manoel Ribas, 6169         Santa Felicidade

Curitiba               Paraná                      Brasil

Tel.: (41) 3372 0101/3272 0202


Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Exibindo 5 comentários
  • ARTHUR VALENTE FAÇANHA
    reply

    Senhores,

    Moro em Salavador/BA. e quero saber como devo proceder para adquirir o famoso salame de javali que experimentei quando visitei a loja em Santa Felicidade.

    sds,

    Façanha.

  • oseas coimbra
    reply

    Moro em Fortaleza/ce. e quero saber como devo proceder para adquirir 3 kg de s alame de javali.

  • sonia Melo
    reply

    Moro em Fortaleza/ce. e quero saber como devo proceder para adquirir salame de javali.

  • Erivelton Teixeira
    reply

    Srs.
    Como devo proceder para comprar o salame de javali.
    Moro na cidade de Salvador/BA.

    Grato.

  • Miriam aragao
    reply

    Moro em fortaleza, preciso encontra o vinho santa felicidade

Comente