A receita de hoje é uma daquelas para você guardar com carinho. Uma Entrada fantástica com o fruto do mar que mais gosto, a vieira. Simples, rápida e sofisticada, este prato cai como uma luva abrindo um evento onde a carne vermelha será a estrela.

Vieiras em Xerez 1

As vieiras, assim como a grande maioria dos moluscos, exigem atenção no tempo de preparo, que sempre deve ser rápido, não as tornando “borrachudas”. A forma mais bonita de servir vieiras é em sua própria concha, mas é claro que se você não encontrar,  nada impede de servir em um prato pequeno. O importante é preparar.

Em tempo: você encontra vieiras em boas peixarias ou congeladas em lojas gourmet e alguns supermercados.

[box type=info]O xerez (em castelhano, jerez; em inglês, sherry) é um tipo de vinho fortificado, licoroso, típico da Espanha, envelhecido no sistema de soleira. Seu nome é derivado da região onde é elaborado, Xerez da Fronteira (em castelhano, Jerez de la Frontera). A palomino é a uva mais usada para se produzir os vinhos xerez, constituindo cerca de 95% das uvas utilizadas na produção do xerez. Para a produção, as uvas palomino são esmagadas, o mosto é fermentado em barris de aço inoxidável ou de cimento e o vinho é fortificado pela adição da aguardente vínica. Após a adição da aguardente, o vinho é armazenado em barris por cerca de um ano ou dois. A partir daí, começa o processo de solera, quando o vinho passará por diversos cortes. Além da palomino, são muito usadas para a produção do xerez, as uvas Pedro Ximénez e Moscatel. (Wikipedia)[/box]

Vieiras em Xerez

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 40 minutes
Porções 2 pessoas

Ingredientes

  • 2 unidades Vieiras com o coral
  • 1/2 taça Vinho Xerez seco
  • 2 colheres sopa Pimentão vermelho em cubinhos
  • 1 colher sopa Cebola picada
  • 1/2 dente Alho picado
  • 1 colher sopa Azeite de oliva extravirgem
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino
  • À gosto Ciboulette picada

Instruções

  1. Aqueça uma frigideira e coloque o azeite de oliva. Frite o alho, a cebola e o pimentão até murcharem. Coloque o vinho e deixe cozinhar até o álcool quase evaporar. Coloque as vieiras e cozinhe virando de vez em quando por 5 minutos.
  2. Coloque as vieira nas conchas, despeje o molho por cima e polvilhe a ciboulette. Sirva quente.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.