Não pode faltar farofa no Natal! Glauber Britto, do canal Champagne com Dendé, ensina três receitas diferentes para a ceia em família

Existe Natal sem farofa? Para nós brasileiros certamente não. Seja para ajudar a decorar um prato ou no recheio do peru, a farofa deve estar sempre presente na ceia natalina em família. Pensando nisso, o youtuber Glauber Britto, do canal Champagne com Dendé, preparou três receitas diferentes deste prato super simples e gostoso: Farofa tomate confit, Farofa de banana com ovo e Farofa de bacon com abacaxi.

“Chefs renomados no Brasil tem no seu cardápio pratos que acompanham uma boa farofa. Este prato não se limita a ser feita só com farinha de mandioca que é a mais comum, mas pode ser feita com farinha panko que é uma farinha de pão muito comum no Japão usada para empanar preparos, pode ser feita com farinha de milho granulada ou até mesmo com farinha de rosca. As farofas doce podem ser feitas de biscoitos Maria, com amendoim, com castanha e assim vamos usando a criatividade. É um prato realmente muito rápido, em média 5 minutos de preparo, e combinam com tudo”, explica Glauber.

Sobre as receitas que ensinou, Glauber aconselha: “Posso dizer que as três acompanham super bem aves, bovinos e suínos, porém para peixes recomendo a farofa de tomate confit com azeitona que foi feita com farinha de rosca, pois ela tem um toque mais apimentado e cítrico, então fica maravilhoso com peixes”.

Confira as receitas:

Farofa de Tomate Confit

Ingredientes:

200g de Farinha de Rosca

100g de Tomate Conft

50g de Azeitona Preta

1 dente de alho

½ cebola picada

2 colheres de sopa de manteiga

Preparo: Primeiro passo faça todo o processo do tomate confit. Depois de pronto espere esfriar. Em uma caçarola coloque manteiga, cebola e alho para refogar. Depois acrescente o tomate, azeitonas, ajuste o sal e logo em seguida coloque a farinha de rosca. Misture até sentir que a farinha está crocante e não queimada. Depois é só servir ou decorar algum prato.

Farofa de Banana com Ovo

Ingredientes:

200g de Farinha de Mandioca

100g de banana cortada em pedaços

100g de bacon

2 ovos

1 dente de alho

½ cebola picada

2 colheres de sopa de manteiga

Preparo: Em uma caçarola coloque a manteiga, cebola e alho para refogar. Depois acrescente a banana, refogue um pouco em seguida, coloque ovos e frite. Depois coloque a farinha de mandioca e fique misturando até sentir que a farinha está crocante e não queimada. Depois é só servir ou decorar algum prato.

Farofa de Bacon com Abacaxi:

Ingredientes:

200 g de Farinha de Mandioca

100g de abacaxi cortado em pedaços

100g de bacon

1 dente de alho

½ cebola picada

2 colheres de sopa de manteiga

Preparo: Em uma caçarola coloque o bacon para fritar na própria gordura. Depois acrescente manteiga, cebola e alho para refogar. Coloque o abacaxi. Em seguida misture até sentir que a farinha está crocante e não queimada. Depois é só servir ou decorar algum prato.

Lisiele Dieterich Horn

Sou uma aventureira das artes, curiosa por história e lugares. Já morei na Alemanha, onde pude explorar o gosto por viagens e tudo que a envolve: boa comida, bons vinhos e lugares que instigam a nossa imaginação. Sempre explorando o universo gluten-free, e adaptando minha jornada a este novo ingrediente da vida.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.