A receita que trago para vocês no OBA Gastronomia de hoje é uma adaptação de uma que faz parte de um livro de Tapas que adquiri a pouco tempo. Estes “petiscos espanhóis”, as tapas, são perfeitos em qualquer momento do dia. Na Espanha, ir a um bar de tapas (tapeo, em espanhol) é quase obrigação. Lá, os locais são escolhidos por sua especialidade. Tapas podem ser simples, como esta de hoje, ou um pouco mais rebuscadas.

Gorgonzola com pinolis e mel

Torradas com Gorgonzola, Pinolis e Mel nem chega a ser uma receita, mas uma sugestão de harmonizar ingredientes escolhidos com critério. Sendo assim, a única coisa que você terá de prestar atenção é a qualidade destes ingredientes. Um bom queijo e um mel saboroso é fundamental aqui. Quanto ao uso de pinolis, foi uma opção minha. Estas sementinhas não são tão fáceis de encontrar e seu custo é bem alto. Você pode substituir por avelãs em lascas ou nozes quebradas.

*A propósito, o livro a que me referi é: TAPAS – 80 receitas clássicas e contemporâneas – Joanna Farrow – Editora Manole

Torradas com Gorgonzola, Pinolis e Mel

Tempo de Preparo 10 minutes
Tempo Total 10 minutes
Porções 6 porções

Ingredientes

  • 6 fatias Pão italiano
  • 50 g Queijo Gorgonzola
  • 12 g Pinolis ou avelãs, nozes quebradas
  • 1 colher sopa Mel
  • 1 colher sopa Azeite de oliva extravirgem
  • Para polvilhar Páprica doce opciona

Instruções

  1. Toste levemente as fatias de pão e regue com o azeite. Toste rapidamente os pinolis, sem deixar queimar. Esfarele  o queijo e espalhe por cima das fatias. Salpique os pinolis, regue com o mel e polvilhe com a páprica.
  2. *Saiba mais sobre Pinolis.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.