Torradas com Lardo di Colonnata

Home / Entradas / Torradas com Lardo di Colonnata

Estes dias escrevi aqui sobre o Lardo di Colinnata, gordura suína curada. De origem humilde, era preparada pelos mineiros das minas de mármore, na região de Carrara, em Culunnata, norte da Itália, hoje este ingrediente é venerado no mundo da Gastronomia por seu sabor e textura únicos. O OBA Gastronomia desta segunda feira traz a maneira mais simples, e provavelmente a mais deliciosa, de degustar esta iguaria.

No interior do Paraná, principalmente entre os descendentes de imigrantes poloneses, é costume no café da manhã fatias de pão besuntadas com banha de porco e aquecidas na chapa do fogão de lenha. Quem já experimentou, sabe a delícia que isto é, principalmente nos dias mais frios. É assim que o Lardo di Colunnata aparece em sua forma mais simples. Algumas fatias finas sobre torradas aromatizadas com alho. É assim que percebemos claramente o sabor deste ingrediente tão especial.

Bruschetta com lardo

A outra receita de hoje inclui um ingrediente a mais, espinafre. O sabor marcante do alho, o amargo sútil do espinafre e os sabores quase mágicos do Lardo di Colunnata, oferecem uma das mais deliciosas “torradinhas” que já provei na vida. Vale a pena dar uma procurada por este ingrediente fantástico e preparar estas duas receitas simples e divinamente surpreendentes.

Bruschetta com lardo 2

Torradas com Lardo di Colunnata

por 11 de abril de 2016

  • Tempo de Preparo : 10 minutes
  • Tempo de Forno : 5 minutes
  • Porções : 6 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Aqueça uma frigideira funda e coloque o azeite e a manteiga. Bata os dentes de alho com a lateral de uma faca até abrir e coloque na frigideira. Deixe fritar levemente em fogo baixo por 2 minutos. Descarte os dentes de alho e tempere com um pouco de sal.

Passe esta mistura com um pincel nas fatias de pão e leve ao forno pré-aquecido até que dourem.

Corte fatias finas de Lardo di Colunnata. Calcule 3 ou 4 fatias pequenas por fatia de pão.

Quando as torradas estiverem prontas, prepare imediatamente as que levam só o Lardo, espalhando as fatias no pão ainda quente. Polvilhe com a pimenta-do-reino e sirva imediatamente.

Para as torradas com espinafre:

Coloque as folhas de espinafre em uma panela e tampe. Deixe cozinhar em fogo baixo até que murchem. Retire e deixe esfriar. Esprema bem com as mãos e pique. Aqueça uma frigideira e coloque um fio de azeite. Junte o espinafre e cozinhe por 2 minutos. Tempere com sal.

Espalhe um pouco de espinafre em cada torrada e arrume o Lardo por cima. Polvilhe a pimenta e sirva.

Bruschetta com lardo 1

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Comente