Suflê de Espinafre e Cream Cheese!

dsc02362

O Oba traz hoje mais uma preparação clássica: Suflê! Com espinafre e cream cheese, este suflê é de uma leveza sem igual! Perfeito para uma entrada, guarnição ou até mesmo para um lanche mais refinado!

A palavra suflê vem do termo francês souffler que significa respirar. É uma receita tradicional da culinária francesa. Um  prato leve feito à base de molho branco (ou bechamel), gemas, claras em neve e o ingrediente específico de cada receita.

O processo é sempre o mesmo. O que muda é exatamente o ingrediente da receita. Levado ao forno para assar, deve ser servido imediatamente. Pode ser salgado ou doce.

O suflê de hoje é feito com espinafre e cream cheese. Optei por apresentá-lo como uma entrada, asssando em ramequins. Caso sua opção seja guarnição, utilize uma forma própria para suflês!

dsc02359

INGREDIENTES

4 colheres (sopa) de manteiga

4 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 xícara de leite

2 colheres (sopa) de cream cheese

3 xícaras de espinafre cozido e picado

2 gemas ligeiramente batidas

2 claras em neve

Noz mostarda q.b.

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO

Em uma panela funda, derreta a manteiga. Adicione a farinha e mexa bem. Vá adicionando o leite, sem parar de mexer. Tempere com a noz moscada, o sal e a pimenta. Diminua o fogo e coloque o cream cheese e o espinafre.

Cozinhe até o queijo derreter. Junte as gemas e misture bem. Desligue o fogo. Adicione as claras em neve e misture devagar.

Unte ramequins com manteiga (ou uma forma refratária alta, própria para suflês). Preencha 3/4 do recipiente e leve ao forno pré-aquecido. Asse por 35 minutos ou até dourarem. Retire e sirva imediatamente. 

dsc02360

A opção de retirar ou não dos ramequins é sua. Não se preocupe se o suflê baixar um pouco. É um prato muito  “temperamental”… Fica a sugestão do OBA. Lembrem-se, o método é sempre o mesmo, mudando somente o ingrediente da receita. Então, criem bastante!

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 0 comentários

  1. Gasparzinha

    Uma receita deliciosa para quem, como eu, é uma fã de soufflê.
    Perfeito!

  2. sirlei de lima vieira

    É uma receita mara pois só sabia fazer soufle de cenoura agora tenho opçoes valeu Sirlei

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.